SpaceMercado

Petrobras (PETR3)(PETR4): Lula vê Prates "capturado pelos interesses do mercado", diz coluna

Ala mais à esquerda do PT quer cadeiras para pôr em seu jogo de corrente econômica em defesa do Estado como o primeiro propulsor da atividade nacional

- Arquivo/Agência Brasil
- Arquivo/Agência Brasil

De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S.Paulo, assinada por Roseann Kennedy e Eduardo Gayer, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está nem um pouco satisfeito com o presidente da Petrobras (PETR3)(PETR4), Jean Paul Prates.

Na avaliação do petista, Prates, ex-senador da sigla pelo Rio Grande do Norte (RN), teria sido “capturado pelos interesses do mercado financeiro”.

Fontes reportaram ao veículo que, na visão do presidente, o CEO não ajuda com vigor na missão de utilizar as estatais a serviço do desenvolvimento nacional – uma tônica da lógica desenvolvimentista do PT.

Além disso, existe uma avaliação de que Prates não concede espaço para nomes da sigla em postos de sinal da companhia. O presidente da estatal ainda colide com o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG).

O combo, diz um petista, corrobora a tese de que Lula pode autorizar mudanças na Petrobras. Por ora, Jean Paul Prates está a salvo, mas o dirigente da empresa pode ter de dar abrigo a indicações do PT e de Alexandre Silveira, se assim o presidente mandar.

As alterações seriam uma reação da ala mais à esquerda do PT e que possui na presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, uma de suas principais expoentes. 

Com pouco espaço no Ministério da Fazenda, tal setor do partido quer cadeiras para pôr em seu jogo de corrente econômica em defesa do Estado como o primeiro propulsor da atividade nacional.

As informações são de Eduardo Gayer para a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S.Paulo.

Sair da versão mobile