Na quinta-feira (6), a Petrobras (PETR3)(PETR4) informou que sua diretoria executiva aprovou proposta de ajuste organizacional, a ser submetida ao conselho de administração (CA), dentro de um processo continuado de aprimoramento.
A proposta visa a três objetivos:
- (i) preparar a companhia para a transição energética com a criação de Diretoria Executiva focada no tema;
- (ii) reunir as atividades de engenharia, tecnologia e inovação e assim fortalecer a área de desenvolvimento de projetos com os esforços de pesquisa e desenvolvimento; e
- (iii) concentrar atividades corporativas em uma área voltada à gestão da companhia, num fortalecimento às sinergias entre os processos.
A proposta aprovada cria a diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, indicou Maurício Tolmasquim para a nova diretoria, que vai coordenar as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade, além de incorporar as atividades comerciais de gás natural.
A atual diretoria de Desenvolvimento da Produção, ocupada por Carlos José do Nascimento Travassos, passa a ser denominada Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e incorpora o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cenpes).
A atual diretoria de Refino, Gás e Energia, ocupada por William França da Silva, passa a ser denominada Diretoria de Processos Industriais e Produtos, e inclui os derivados do refino de petróleo e os derivados de gás e biocomponentes.
A atual diretoria de Comercialização e Logística, ocupada por Claudio Romeo Schlosser, passa a ser denominada diretoria de Logística, Comercialização e Mercados.
A diretoria de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade vai ser extinta.
Clarice Coppetti vai ser indicada para a nova diretoria de Gestão Corporativa, responsável pelos processos internos de gestão de pessoas, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e serviços compartilhados – além de incorporar a estrutura de transformação digital e tecnologia de informação.
Carlos Augusto Barreto segue responsável pela área de Transformação Digital, que fica ligada a diretoria de Gestão Corporativa.
As gerências executivas de comunicação e marcas, responsabilidade social e relacionamento externo ficarão diretamente ligadas à presidência.