Notícias

Petrobras (PETR4): Lula diz que Prates tem mente 'muito fértil', quanto a subsidiária no Oriente

Presidente afirmou que "se a companhia tem algum investimento" para fazer na região, ele não sabe "em quê" seria. Disse ainda que vai conversar com Prates sobre o tema

Presidente Lula (PT) e Jean Paul Prates, CEO da Petrobras (PETR3)(PETR4) - Reprodução: O Globo
Presidente Lula (PT) e Jean Paul Prates, CEO da Petrobras (PETR3)(PETR4) - Reprodução: O Globo

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR3)(PETR4), tem uma mente “muito fértil”. O chefe do Executivo disse não ter sido informado sobre a possibilidade, divulgada por Prates, de a estatal abrir uma subsidiária no Oriente Médio.

Lula fez as afirmações no último domingo (3), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde participou da COP28, a Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas).

Quando questionado sobre uma possível subsidiária da estatal no país, Lula disse: “Você deve fazer essa pergunta para o Jean Paul Prates, porque eu não fui informado de que a gente vai criar uma Petrobras aqui. Como a cabeça dele é muito fértil, ele pensa numa velocidade de Fórmula 1 e eu funciono numa velocidade de Volkswagen (VOWG), eu preciso aprender o que é isso que ele vai fazer”.

O presidente afirmou que “se a Petrobras tem algum investimento” para fazer na região, ele não sabe “em quê” seria. Disse ainda que vai conversar com Prates sobre o tema.

Lula voltou a defender que o Brasil participará como observador na Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados) e terá a função de “convencer” os países a trocar combustíveis fósseis por opções mais limpas. Ele falou sobre o papel da Petrobras a partir dessa transição.

“A Petrobras não vai deixar de prospectar petróleo. É importante lembrar isso. Porque o combustível fóssil ainda vai funcionar durante muito tempo na economia mundial. Enquanto ele funcionar, nós vamos conseguir pegar petróleo, nós vamos melhorar a qualidade da gasolina”, declarou Lula, afirmando que, quando se trata de combustíveis, o Brasil “está um passo na frente” do restante do mundo.

“A Petrobras vai se transformar numa empresa não de petróleo apenas, mas numa empresa que vai cuidar da energia como um todo”, completou.

As informações são da Reuters.

Sair da versão mobile