Desempenho

Por que o Ibovespa está subindo enquanto Wall Street cai?

Nord Research aponta os motivos que têm feito o mercado financeiro brasileiro se descolar dos seus pares globais, mesmo com um ambiente de maior aversão ao risco no exterior

-
-

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, registrou, na última sexta-feira (11), a 5ª semana seguida de fechamentos positivos. Mas o que tem levado o mercado brasileiro a esse desempenho, até descolado do exterior?

Segundo análise da Nord Research, alguns motivos têm feito o mercado financeiro do Brasil se descolar dos seus pares globais, mesmo com um ambiente de maior aversão ao risco no exterior.

Um deles é o fato de o Ibovespa estar muito concentrado em poucos setores, como o setor financeiro e de commodities.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

"No caso específico de commodities, estamos entrando em uma recuperação em que setores mais cíclicos e empresas que sofreram mais durante a pandemia começam a se recuperar", pontua a Nord Research.

Além disso, há a entrada de fluxo de investidores estrangeiros. Desde o início do ano, o mercado doméstico vem se beneficiando da entrada de investidores gringos. 

Eles têm feito uma transição para ações de empresas de “valor", que apresentam múltiplos mais baixos e histórico mais consolidado, e abandonado companhias que apostam em teses de “crescimento”, como aquelas do setor de tecnologia.

Todos esses fatores têm colaborado com o desempenho da bolsa brasileira. Nesta quarta (16), por volta das 13h33, o Ibovespa operava em alta de 0,25%, a 115.119 pontos, na contramão das bolsas de Nova Iorque, por exemplo.

Sair da versão mobile