Saúde financeira

BC e Febraban criam plataforma de planejamento financeiro que utiliza inteligência artificial

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central do Brasil (BC), lançam nesta quarta (3) uma plataforma inédita de educação financeira: Meu Bolso em Dia

- Liza Summer/Pexels
- Liza Summer/Pexels

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central do Brasil (BC), lançam nesta quarta (3) uma plataforma inédita e inovadora de educação financeira: o Meu Bolso em Dia

Desenvolvida em cooperação técnica com o BC e apoio dos bancos e integrantes do Sistema Financeiro Nacional, a nova ferramenta se distingue de outras existentes de educação financeira no ambiente digital por ser a primeira do gênero a fazer uso de inteligência artificial para oferecer ao usuário recomendações personalizadas a seu perfil ou necessidade financeira.

Todo o conteúdo e trilhas de aprendizado foram criados por educadores e especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor e receberam contribuições de membros da Comissão de Cidadania Financeira da Febraban. Os materiais disponíveis na plataforma em vários formatos abordam temas como planejamento financeiro, solução de dívidas, investimentos e relação com o dinheiro, em linguagem acessível a diferentes perfis da população e faixas etárias.

"Ter cidadãos com maior consciência, informação e engajamento em torno de sua vida financeira tem efeitos positivos para todos os setores econômicos. Educação Financeira é estrutural para o país e essencial para que o cidadão progressivamente assuma o controle de suas finanças e melhore a sua saúde financeira. Também estamos falando de Cidadania Financeira, parte inseparável de nosso compromisso com um sistema financeiro mais saudável, ético e eficiente, diz Isaac Sidney, presidente da Febraban.

"Superar o desafio de ampliar o acesso da população a esta importante ferramenta, que traz uma solução útil, efetiva e atrativa para o cidadão, tem sido nosso objetivo e motivação para investir na plataforma".

Além de conteúdo informativo, a plataforma tem recursos interativos, tarefas e simuladores, de modo que o usuário possa colocar em prática o conteúdo aprendido. Outra novidade é a utilização do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), por meio do qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.

A implementação do I-SFB envolveu a mais abrangente pesquisa sobre a vida financeira do brasileiro de todas as classes socioeconômicas, nas cinco regiões do país, e reuniu um grupo de 70 especialistas que estudaram os mais respeitados indicadores e estudos sobre o assunto.

"A plataforma é mais uma importante iniciativa da cooperação técnica entre o Banco Central e a Febraban, sempre com foco no cidadão. Ao oferecer diferentes trilhas de aprendizagem, personalizadas de acordo com o momento de vida do usuário, essa plataforma gratuita o ajudará a ter uma relação mais saudável e produtiva com recursos financeiros. Estamos certos de que a educação personalizada e intuitiva encontrada na plataforma contribuirá para a melhoria da saúde financeira da população, de forma recorrente e duradoura", afirma Maurício Moura, Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central

Navegabilidade

O modelo de aprendizagem da Plataforma Meu Bolso em Dia é livre e gratuito a todos os brasileiros. A jornada de navegação é simples e convida o usuário a desenvolver novos hábitos em relação a suas finanças.

A trilha de aprendizagem começa pelo diagnóstico pessoal e a comparação com a média dos brasileiros, quando é definido o perfil de usuário. Cada novo comportamento identificado é objeto de uma trilha de conhecimento específica, que o usuário é levado a percorrer.

Sair da versão mobile