Os consumidores devem ficar atentos com o preço do combustível, orientou a associação brasileira de defesa do consumidor Proteste em nota divulgada na tarde desta terça-feira (2).
A partir de hoje, os preços da gasolina, diesel e gás aumentam nas refinarias da Petrobras. De acordo com os dados divulgados pela empresa, o aumento da gasolina foi de 4,8%, o diesel em 5% e o gás de cozinha em 5,2%.
Segundo a associação, a orientação é que se fique de olho em variações muito elevadas nos postos de combustível, que estão na livre concorrência e por isso podem cobrar valores indevidos aos clientes.
"O consumidor tem o direito de fiscalizar o estabelecimento que frequenta para garantir que não será lesado. É preciso pedir a nota fiscal, comparar com outros postos e, se for o caso, denunciar o preço abusivo no site da ANP", explica Henrique Lian, diretor da Proteste.
É possível conferir o preço mínimo e máximo do combustível de cada região pelo site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).