Quem já pode se aposentar tem direito adquirido; benefício fásico antecipará valores

-
-

A proposta do governo para a reforma da Previdência pretende criar um sistema mais justo, com quem ganha mais pagando alíquotas maiores e quem ganha menos pagando menos, informaram hoje representantes do Ministério da Economia em entrevista coletiva. A proposta prevê o benefício fásico, que permitirá aos trabalhadores de menor renda receber valores antes de se aposentar, e que poderá antecipar os benefícios em até 5 anos. A proposta também vai garantir em suas regras de transição que quem já tem direito a pedir a aposentadoria, mesmo que não tenha pedido ainda, não será afetado pelas mudanças. Terão, portanto, seus direitos adquiridos garantidos.

Nos cálculos do governo, até 2060, o número de aposentados deve triplicar, enquanto o número de trabalhadores ficará estável. Com isso, a taxa de dependência, ou seja, o número de trabalhadores na ativa em relação aos aposentados, vai cair muito. Hoje, essa taxa é de um aposentado para 10 trabalhadores, e em 2060 cairá de um aposentado para quatro na ativa. Se não houver mudança nas regras, o sistema não se sustenta, alerta a equipe do governo.

O post Quem já pode se aposentar tem direito adquirido; benefício fásico antecipará valores apareceu primeiro em Arena do Pavini.

Sair da versão mobile