Com a crise financeira sendo sentida no bolso de todos os brasileiros, grande parte da população vem buscando maneiras de ganhar uma grana extra durante o mês para ajudar na renda ativa que não está sendo suficiente para suprir as necessidades básicas.
Começar a fazer renda extra é uma forma de acelerar os seus objetivos. Isso não significa ter um faturamento enorme do dia para a noite, mas com o tempo esse dinheiro a mais pode fazer toda a diferença.
Essa quantia extra pode ser uma ajuda importante para se livrar de uma vez por todas de dívidas antigas. Também pode ser usada para imprevistos como a troca de um celular ou aquele conserto do seu automóvel que não estava nos seus planos.
Outra perspectiva sobre fazer renda extra é que essa pode ser uma forma de você conseguir começar a investir sem comprometer sua remuneração.
Mas afinal, como ganhar um dinheiro extra no mês? Confira algumas alternativas:
1 – Consultor Imobiliário
No seu tempo livre, você pode ser um consultor imobiliário, ou seja, entender tendências do mercado imobiliário perante o cenário político, econômico e social do país e ajudar seus potenciais clientes a adquirirem um imóvel.
Percebendo este cenáriol, a Pontte, fintech especializada em Home Equity e Financiamento Imobiliário, aumentou a comissão das operações de home equity, um dos produtos da fintech, para 5%, além de manter comissão é fixa.
2 – Entregador
Com o crescimento das compras pelo e-commerce, ser entregador dos produtos comprados pela internet, tem virado uma opção de renda extra para muita gente. O Mercado Livre, por exemplo, trabalha ainda com a modalidade Mercado Envios Flex, que realiza entregas no mesmo dia, usando bicicleta, moto ou carro para realizar o serviço.
3 – Revenda de Produtos
Outra alternativa de renda extra é a revenda de produtos nacionais e importados. Essa prática é bastante comum, em que uma pessoa compra uma quantidade de produtos e itens em lojas de atacado ou em lojas virtuais, por um preço mais acessível ou com desconto vantajoso pela quantidade, e revende por um preço com margem de lucro.
A revenda, atualmente, se torna muito mais fácil, por conta da facilidade das lojas virtuais. Uma das dicas para não ter prejuízo nesse investimento, é pesquisar algum nicho que realmente tenha demanda de venda. A segmentação do público-alvo, para quem está começando, é uma forma de evitar sobra de estoque e uma forma de atrair e fidelizar de forma mais específica.
Importante dizer que em qualquer estratégia de venda para renda extra é necessário trabalhar o marketing digital, para que as pessoas conheçam seu negócio, ampliando o lucro ao atingir pessoas que estão fora do seu círculo social.
4 – Aulas Particulares
A internet permitiu que fosse possível estender a sala de aula para o ambiente virtual. Essa praticidade permite que vários profissionais possam conseguir dar aulas de forma online.
Por isso, uma forma de renda extra é dar aulas sem sair de casa com a vantagem de não ter limitação de atividade. Além de aulas como matemática, redação e outras disciplinas escolares, é possível dar aulas particulares de dança, yoga, aula de música, costura e uma lista extensa.
O benefício é conseguir um dinheiro extra ensinando o que você domina, mas a dificuldade, no início, é conseguir alunos e organizar o tempo das aulas com seu trabalho fixo.
Também é importante distinguir a diferença entre saber fazer e saber ensinar. Antes de apostar nas aulas, avalie sua paciência e didática para transmitir conhecimento de forma clara aos alunos.
5 – Freelancer
Aqui, você pode tanto explorar oportunidades dentro da sua área de atuação como em outras atividades que você possui conhecimento técnico e afinidade.
Por exemplo, você pode trabalhar com marketing digital no seu dia a dia, mas para fazer uma renda extra procurar freelas em tradução, transcrição de áudios, para passear com cachorros etc.
Existem muitas plataformas freelancer gratuitas e pagas para se cadastrar, dentre as mais conhecidas podemos citar a Upwork, 99Freelas, Freelancer.com, Get Ninjas, Fiverr e Workana.
6 – Tradução de textos
Se você trabalha como redator ou tem facilidade com a escrita e idiomas, uma ótima opção é ganhar renda extra através do trabalho de escrita e tradução de textos.
Existem diversas formas para conseguir projetos de redação e tradução. Se você é iniciante, plataformas freelancers e grupos em redes sociais são bons canais para achar oportunidade.
7 – Alugue seu automóvel
Você já ouviu falar em aluguel de automóvel? Hoje em dia, existem empresas que ajudam você a alugar o seu carro que está parado na garagem para outros motoristas, sem que você precise se preocupar com problemas de rastreamento, multas, seguro e segurança do aluguel para outros motoristas. Pode ser uma boa opção se você está no home office, por exemplo.