O serviço de meteorologia da prefeitura do Rio de Janeiro, o Alerta Rio, prevê para hoje (14) a possibilidade de chuva forte a moderada, com rajadas de ventos moderados a fortes. A cidade está em estado de crise desde terça-feira, quando uma enxurrada 10 mortos, derrubou inúmeras árvores e tumultuou o trânsito em vários pontos.
A previsão foi divulgada nesta manhã nas redes sociais do Centro de Operações da prefeitura. A explicação para a volta da chuva é a soma de ventos em altos níveis da atmosfera com o transporte de umidade do oceano para o continente.
Segundo o comunicado, deve haver aumento gradual de nebulosidade ao longo do dia, com chuva fraca a moderada em pontos isolados pela manhã.
À tarde, pancadas de chuva podem chegar a fortes, acompanhadas de raio.
O Rio de Janeiro teve as chuvas mais fortes em 22 anos na semana passada. Os temporais de segunda e terça-feira causaram 10 mortes e uma série de prejuízos na cidade, que ainda não saiu do estado de crise decretado na noite do dia 8 (segunda-feira). Bairros inteiros foram alagados na zona oeste da capital.
Na Comunidade da Muzema, dois prédios construídos irregularmente em área de encosta desabaram na última sexta-feira (12).
Ainda não há informações sobre a causa do desmoronamento, mas moradores relataram que grande quantidade de água e lama desceu da Floresta da Tijuca em direção à comunidade, cujos arredores ainda têm sinais flagrantes da intensidade dos temporais de semana passada, como acúmulo de lama e água nas ruas e calçadas, e afundamento de ruas.