RJ quarentena

RJ amplia quarentena até maio com possibilidade de lockdown na capital

O governo do Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura da capital fluminense renovaram, nesta quinta-feira, os decretos de isolamento social para tentar conter o avanço do coronavírus, em meio a uma explosão de casos e mortes e ante a perspectiva de um colapso no sistema de saúde no próximo mês.

A cidade do Rio de Janeiro estendeu o isolamento até 15 de maio, enquanto a medida do Estado tem duração agora até 11 de maio, mas o governo estadual cogita inclusive impor o chamado “lockdown” –uma quarentena completa– diante do quadro preocupante.

“Quando você tem uma curva descontrolada desse nível não existe um sistema de saúde que possa acompanhar… não podemos descartar um ´lockdown´ para segurar a curva“, disse o secretário de Saúde do Estado, Edmar Santos, a jornalistas.

Com a renovação da quarentena, apenas serviços essenciais poderão permanecer abertos, enquanto o comércio em geral e as escolas, por exemplo, permanecem fechados e sem previsão de volta.

Na cidade de São Paulo, o secretário municipal de saúde Edson Aparecido disse que as medidas de isolamento social não serão relaxadas a partir de 11 de maio – quando termina o prazo atual de quarentena no Estado – e, inclusive, cogita endurecer as restrições para impedir o avanço do coronavírus. Nesta quarta-feira (29), a cidade registrava 1.456 mortos pela doença, com um aumento significativo de notificações diárias da doença, de uma média de 812 casos para 3.400 nos últimos dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento ocorre com índice de isolamento social de 48% da população, sendo que o ideal é de 70%. Para elevar esse índice, a Prefeitura de São Paulo estuda bloquear algumas vias da cidade.