SpaceMercado

Sabesp (SBSP3): Governador se reúne com 26 prefeitos para intensificar privatização

Documentos com entes municipais contêm cláusulas que precisam ser derrubadas caso a proposta seja aprovada

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas - José Cruz/Agência Brasil
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas - José Cruz/Agência Brasil

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos – SP) realizou reuniões com 26 prefeitos da região metropolitana da capital, do Alto Tietê e do entorno de Bragança Paulista, para intensificar a discussão sobre a privatização da Sabesp (SBSP3) na última segunda-feira (4).

O governo informou ao veículo que os encontros foram pautados por “discussões sobre a ampliação da universalização do saneamento no Estado de São Paulo e os benefícios para a população a partir do processo de privatização da Sabesp”.

O periódico relembra que qualquer proposta de privatização da companhia ainda deve passar pelo crivo da Assembleia Legislativa (Alesp), mas são as prefeituras que têm contratos diretos com a empresa e muitos desses documentos têm cláusulas antiprivatização, que precisam ser derrubadas caso a proposta seja aprovada.

O jornal pontua que os municípios podem decidir não renovar esses contratos, e a discussão pode ter impacto com a campanha eleitoral de 2024. Além disso, as cidades paulistas recebem repasses sobre os lucros da companhia. 

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Sair da versão mobile