A agência de classificação de risco Fitch reiterou rating nacional de longo prazo AAA(bra) para a Sanepar (SAPR11), com perspectiva estável.
A ação de rating considera a expectativa de que a Sanepar mantenha forte perfil financeiro, mesmo com a previsão de elevados investimentos.
A geração operacional de caixa da Sanepar deve permanecer robusta, com margens de EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) acima da maioria dos principais pares da indústria, de acordo com os analistas.
A cobertura dos serviços prestados pela companhia está acima da média nacional, o que a deixa bem-posicionada para atender às novas exigências regulatórias.
A análise também incorpora os sólidos fundamentos do setor de saneamento básico no Brasil, caracterizado por resiliente demanda.
A companhia está exposta a risco hidrológico, embora ele atualmente não limite a classificação.
O perfil de crédito da Sanepar possui relação com o do Estado do Paraná, seu controlador majoritário, embora atualmente isto não impeça o rating da empresa de se situar no topo da escala nacional da Fitch.
A metodologia da agência permite distanciamento entre os ratings, a partir de uma permeável delimitação legal (ring fencing) da companhia e de um acesso e controle do acionista à empresa também considerado permeável.