A plataforma de análise de investimentos Economatica divulgou nesta sexta-feira (29) um relatório revelando que quatro bancos brasileiros ocupam a liderança mundial em termos de Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE).
O ROE é um indicador usado para medir a capacidade de uma empresa em gerar valor a partir do capital próprio ou de investidores e o levantamento leva em conta os resultados no terceiro trimestre de 2019 de 45 bancos, de diversos países, com ativos totais acima de US$ 100 bilhões.
Com ROE de 19,25%, o Santander Brasil tomou a liderança no ranking do Itaú Unibanco, que registrou ROE de 18,59%. Completam as quatro primeiras posições o Bradesco, com ROE de 17,97%, e Banco do Brasil, com ROE de 17,71%. O primeiro banco fora do Brasil a figurar no ranking é o Royal Bank of Canada, com ROE de 16,13%.
Usando o ROE como referência, conclui-se que os grandes bancos brasileiros tiveram, em média, ROE de 18,28%, sendo substancialmente mais eficientes no terceiro trimestre de 2019 que os bancos dos EUA, que obtiveram ROE médio de 8,0%.