A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta atualizado nesta sexta-feira (18) prevendo chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do estado durante o fim de semana.
A expectativa é de que o volume de chuvas, que antes estava estimado em 200 milímetros, chegue a 250 milímetros em algumas áreas. Porém, o período de acumulado reduziu de 72 para 24 horas.
Aumento no volume de chuvas e previsão de tempestades
A nova previsão é resultado da passagem de uma frente fria, que deve provocar chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento superiores a 60 km/h.
“Essa mudança se deve, principalmente, ao período mais curto para o acúmulo das chuvas, o que aumenta o risco de impactos”, afirmou o Capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil.
Além disso, há a possibilidade de queda de granizo em locais isolados.
Cuidados com as chuvas
O órgão recomenda que a população redobre a atenção às orientações de segurança e mantenha-se informada sobre os alertas oficiais.
Gabinete de crise é instalado
Diante do agravamento das previsões climáticas, o governo estadual montou um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes para acompanhar o cenário e tomar medidas preventivas.
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, solicitou que as concessionárias de energia apresentem um plano de ações emergenciais para mitigar possíveis danos e interrupções no fornecimento de energia.
Regiões mais afetadas pelas chuvas
A Defesa Civil destacou que as áreas mais vulneráveis ao impacto das chuvas incluem a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba.
Outras cidades como Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Sorocaba e a Serra da Mantiqueira também serão afetadas.