São Paulo reabrirá viaduto da Marginal Pinheiros em março

-
-

A prefeitura de São Paulo informou hoje (12) que o viaduto na Marginal Pinheiros, interditado desde 15 de novembro do ano passado, deverá ser reaberto para circulação de carros leves no dia 18 de março. 

O viaduto foi interditado para reparos no dia 15 de novembro – Rovena Rosa/Arquico/Agência Brasil

As obras de recuperação do viaduto, que cedeu cerca de 2 metros, custaram aos cofres da prefeitura aproximadamente R$ 19 milhões. Os contratos com as empresas responsáveis pelos reparos foram feitos de forma emergencial, sem licitação.

De acordo com a prefeitura, foram instaladas estruturas de fibras de carbono, material mais resistente e durável que substitui o aço. Também foram recuperadas uma junta de dilatação e houve troca dos aparelhos de apoio de dois pilares.

Testes

Segundo o prefeito Bruno Covas, testes serão feitos durante o período do carnaval. “As obras de manutenção poderão ser feitas já com o viaduto sendo utilizado pela população com carros leves. Vamos fazer uma fase de testes para poder comprovar [se isso é possível]. Caso os testes confirmem essa hipótese, o viaduto será liberado para carros leves a partir do dia 18 de março”, disse o prefeito.

A prefeitura anunciou ainda que um edital de licitação para recuperar o restante da estrutura do viaduto será lançado na próxima semana. Segundo a administração municipal, o valor dos contratos será de cerca de R$ 10 milhões. Estão previstas trocas de juntas de apoio, de duas juntas de dilatação (no começo e no final da estrutura) e dos guarda-corpos, além da correção de fissuras nos pilares.

A  velocidade de circulação dos trens da Linha 9 Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passam por baixo do viaduto afetado, voltou ao normal nesta terça-feira, sem redução de velocidade.

Sair da versão mobile