Notícias

Secretário da Receita Federal defende tributação mínima de 15% sobre lucro de multinacionais

Robinson Barreirinhas fez declaração durante evento comemorativo da Secretaria de Política Econômica

- Reprodução
- Reprodução

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, em um evento comemorativo pelos 31 anos da Secretaria de Política Econômica, reiterou o apoio à proposta de estabelecer uma tributação mínima de 15% sobre o lucro de empresas multinacionais. De acordo com Barreirinhas, essa medida é fundamental, considerando que tais empresas pagam uma porcentagem inferior a esse patamar no Brasil.

Durante o evento, o secretário destacou que essa proposta integra um conjunto de ações promovidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para enfrentar a erosão da base tributária dos países.

Barreirinhas enfatizou: "O pessoal diz '15% é muito baixo'. Não é (baixo) para o Brasil. Apesar de nominalmente a carga tributária sobre a renda e o lucro (das empresas) no Brasil ser de 34%, na realidade, ela é muito abaixo, por uma série de brechas que a legislação brasileira apresenta. E ela vai caindo quanto maiores são essas empresas."

O secretário ressaltou as lacunas existentes na legislação tributária do país, as quais permitem que grandes empresas multinacionais paguem menos impostos do que seria teoricamente exigido pela carga tributária vigente.

Sair da versão mobile