Projeções

Selic a 10,75%: Copom vai elevar taxa básica de juros em 1,5%, diz ABBC

Aumento seria adequado para ancorar as expectativas de inflação corrente, afirma Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, superintendente da Assessoria Econômica da Associação Brasileira de Bancos

- Agência Brasil
- Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) realiza sua primeira reunião do ano, na terça-feira (1º), sobre a Selic.

De acordo com o superintendente da Assessoria Econômica da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, a taxa deve subir 1,50%, e chegar a 10,75% ao ano.

Em relação à inflação, a ABBC projeta que o IPCA ficará acima da meta, em 5,3% este ano. Já para 2023, a projeção é de 3,4%.

“O desafio de trazer a inflação corrente à meta ainda este ano é elevado. As expectativas estão desancoradas, não reagindo de forma significativa ao esforço de política monetária. A desinflação será favorecida pela perda de tração da atividade econômica, que deve se aprofundar em 2022, não só pelo aumento da taxa básica de juros, mas pelo cenário internacional e incertezas domésticas”, explica Gonçalves.

“Ademais, com as limitações dos modelos de previsão de inflação e a eventualidade de reversão dos choques de oferta, torna-se mais adequada a manutenção do ritmo de aperto monetário, como sinalizado na reunião de dezembro, reduzindo o risco de comprometimento excessivo da atividade e da volatilidade no mercado futuro de taxa de juros de curto prazo”, complementou.

Sair da versão mobile