A inauguração da primeira pop-up store da Shein no Brasil, no shopping Village Mall, Rio de Janeiro acontece nesta sexta-feira (18), de forma restrita a convidados e influenciadores. A gigante chinesa de roupas e acessórios abrirá oficialmente suas portas para o público a partir de sábado (19) e funcionará durante 3 meses com várias ações promocionais no período.
Fundada em 2012 com a filosofia de que “todos podem desfrutar da beleza da moda”, a Shein é hoje uma potência do varejo e e-commerce de moda do mundo, enviando mercadorias para mais de 150 países.
Impacto
No mês passado, A XP produziu um relatório apontando o impacto da chegada da Shein no mercado brasileiro.
O documento avaliava o movimento como negativo para as varejistas brasileiras focadas em média e baixa renda, uma vez que deve aumentar o ambiente competitivo do setor.
Para os analistas, são os principais atrativos da Shein:
– a velocidade e atualidade dos itens de moda;
– seu vasto sortimento
– posicionamento de preço bastante competitivo.
O prazo de entrega, a falta de multicanalidade e o processo de logística reversa como obstáculos para a escala do marketplace, segundo a XP, mas a estrutura local (seja com mais CDs, possíveis lojas/pop-ups e/ou fornecimento local) pode melhorar esses pontos.
Nesse sentido, a XP vê as varejistas focadas em baixa renda como as mais expostas ao risco da concorrência. Entretanto, players de média renda também podem ter algum impacto, ponderaram os analistas.