Por Steve Gorman, da Reuters – Uma cópia impressa extremamente rara da primeira edição oficial da Constituição dos Estados Unidos, aprovada pelos pais fundadores do país em uma convenção na Filadélfia em 1787, será posta à venda pela Sotheby's em meados de novembro, anunciou a casa de leilões nesta sexta-feira.
A Sotheby's, que comunicou a venda próxima do documento no 234º aniversário da assinatura dos delegados da Convenção Constitucional, estimou seu valor entre 15 milhões e 20 milhões de dólares.
Ela foi vendida pela ultima vez em 1988 por 165 mil dólares, quando foi adquirida por S. Howard Goldman, falecido empreendedor de Nova York e colecionador particular de documentos históricos e autografados e manuscritos.
Sua esposa, Dorothy Tapper Goldman, a está vendendo, e o lucro irá para uma fundação de caridade criada em seu nome para ampliar o entendimento do público sobre a democracia, disse a casa de leilões.
O documento é uma de somente 11 cópias existentes –e a única ainda em mãos particulares– da primeira impressão oficial do texto final da Constituição, tal como adotado na Filadélfia e apresentado ao Congresso Continental para análise, informou a Sotheby's.
Cópias desta primeira impressão, que não têm assinaturas e se acredita terem sido cerca de 500, também foram entregues a delegados da própria Convenção Constitucional. Duas cópias sobreviventes estão abrigadas na Biblioteca do Congresso norte-americano.
A primeira impressão da Constituição é considerada mais rara ainda do que a primeira impressão da Declaração de Independência de 1776, segundo a Sotheby's.