Supermercados venderam 2% mais em 2018, diz Abras; caminhoneiros e eleições atrapalharam

-
-

O setor supermercadista fechou o ano de 2018 com crescimento de 2,07% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).  O resultado acumulado de 2018 ficou um pouco abaixo da estimativa de 2,53% divulgada em julho. Em dezembro, as vendas do setor em valores reais aumentaram 21,13% na comparação com novembro e 3,93% em relação ao mesmo mês do ano de 2017.

Segundo o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, a paralisação dos caminhoneiros no final de maio provocou impacto no preço dos combustíveis e dos alimentos por causa do desabastecimento e  impediu crescimentos mais expressivos. “Sem esses fatores, provavelmente, teríamos alcançado melhores resultados.”

Para Sanzavo, a desconfiança dos consumidores após a crise, as incertezas do cenário político em ano de eleição levou as pessoas a ponderar seus gastos. “Mesmo assim, crescer 2,00% nesse cenário é muito positivo, e foi nosso melhor resultado desde 2015”, disse.

O presidente da Abras destacou as expectativas para este ano estão melhores, principalmente após a definição do novo governo. “Estamos otimistas e esperançosos de que 2019 será melhor que o ano de 2018. As projeções do mercado financeiro estão positivas, com juros e inflação controlados. A confiança dos empresários segue em alta, como vimos na nossa última pesquisa e, diante desse cenário, projetamos um crescimento em torno de 30% nas vendas deste ano”, ressaltou.

Com informações da Agência Brasil

O post Supermercados venderam 2% mais em 2018, diz Abras; caminhoneiros e eleições atrapalharam apareceu primeiro em Arena do Pavini.

Sair da versão mobile