
O TC (TRAD3), plataforma que conecta a comunidade brasileira de investidores, anunciou investimentos intensos em boas práticas de mercado e de Compliance. O programa caminha junto com os planos de crescimento da empresa, que tem como objetivo mudar a história do mercado financeiro do país.
Para atrair a atenção dos colaboradores, a companhia inovou neste ano e criou ações diferentes.
“Decidimos comunicar por meio de vídeos curtos, porém divertidos, ‘descomplicados’ e dinâmicos”, explica Denis Didi, diretor de Risco, Compliance e Segurança da Informação da companhia.
Denominados como “Pílulas de Compliance”, os vídeos foram divididos em “10 mandamentos do código de ética e conduta”, formato que ilustra a cultura jovem e alegre do TC.
Esse método resultou em uma melhor compreensão entre os colaboradores desses tópicos – amplamente divulgados para todos – e, consequentemente, em um maior engajamento.
O programa de Compliance vem sendo construído desde o IPO do TC, em 2021.
“A adoção de boas práticas é prioridade para a companhia. Nossas ações de Compliance vêm passando por constante evolução e seguimos sempre em busca de aprimoramento, atuando de forma independente e com autonomia para tomada de decisão”, afirma Didi.
Mais de 90% de aprovação
Uma pesquisa interna realizada pelo TC em junho deste ano avaliou positivamente a fórmula como as “pílulas” vêm sendo divulgadas. O levantamento indicou um aumento no engajamento dos colaboradores.
Os números apontam que houve um aumento muito significativo no engajamento nas respostas das pesquisas.
A companhia também avaliou se os colaboradores estão por dentro dos 10 mandamentos que o time de Riscos e Compliance está divulgando, e 91% responderam positivamente.
Esse trabalho já traz resultados positivos. A pesquisa perguntou ao colaborador qual o seu grau de confiabilidade e credibilidade no sigilo do canal de denúncias, e 90% deles afirmaram confiar nele.
Além do Compliance, o TC também vem trabalhando os aspectos de Governança para tratar de outros assuntos importantes, aprimorando, modernizando e construindo outros comitês, como os de Segurança da Informação e de Governança, Risco e Compliance.
“Queremos dar mais visibilidade para esses temas relevantes e estruturar mecanismos internos para discutir esses assuntos”, avalia Didi.
A companhia também trabalha em toda a avaliação de controle interno do ambiente, mas não apenas em formato de auditoria, e sim dentro do papel de controles internos.
“Temos ações de Control self assesment (autoavaliação de controle) que proporcionam aos executivos a autoavaliação sobre o ambiente de controle que estão sob sua responsabilidade, promovendo maior aculturamento, engajamento e foco também sobre a relevância do tema”, aponta o executivo.
Para ele, as ações em curso reforçam o compromisso da companhia com a transparência e a verdade com os seus investidores, clientes, parceiros e colaboradores.
“A companhia sempre atuou dentro das regras regulatórias, das melhores práticas de mercado e de Compliance. Não se trata de uma agenda, é um trabalho estratégico e contínuo que vem se intensificando cada vez mais”, finaliza Denis Didi.