ações vale

Vale avança; mineradora amplia manutenção em mina no Canadá

Por Gabriel Codas

Investing.com – Nesta quinta-feira (9), as ações da Vale (SA:VALE3) operam com valorização na B3, respondendo de forma positiva a nova alta nos preços do minério de ferro. Além disso, a mineradora informou ontem que irá estender a manutenção em mina no Canadá por mais três meses.

Os papéis da Vale têm alta de 1,42% a R$ 44,13 por volta das 13h20, um pouco acima da alta do Ibovespa hoje.

A companhia informou na véspera a manutenção da mina de Voisey’s Bay, no Canadá, por um período adicional de até três meses, disse a empresa em fato relevante divulgado nesta quarta-feira, acrescentando que continua a monitorar os eventos associados à pandemia de coronavírus.

Segundo a mineradora, a produção de cobre no local será reduzida devido à paralisação da mina, com um impacto estimado de até 6 mil toneladas no primeiro semestre de 2020.

A XP Investimentos vê impacto neutro para as ações da Vale, mantendo a recomendação de compra (preço-alvo de R$61/ação).

Minério de ferro

A jornada desta quinta-feira teve como característica uma nova valorização nos preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento para o mês de setembro deste ano, somou 3,28% a 597,00 iuanes por tonelada, o que representa alta de 19 iuanes em relação aos 578,50 iuanes de liquidação da véspera.

Na mesma direção, a sessão também foi positiva para as cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de outubro de 2020, somou 79 iuanes para 3.306 iuanes por tonelada. Já o de maio, segundo em operações, ganhou 76 iuanes para 3.440 iuanes por tonelada.

Os contratos futuros de minério de ferro na China saltaram na quinta-feira devido à demanda por reabastecimento, uma vez que os estoques de aço caíram novamente nesta semana, enquanto uma recuperação nos lucros das usinas aumentou ainda mais as compras do ingrediente siderúrgico.

Sair da versão mobile