Vale Petrobras

Vale e Petrobras sobem mais de 2% em cena favorável nas bolsas

Por Gabriel Codas

Investing.com – Na parte final da manhã desta quarta-feira na bolsa paulista, as ações das companhias ligadas às commodities operam com importante valorização. O cenário de estímulos econômicos para evitar uma crise global por causa do surto do coronavírus e o desempenho positivo do pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, nas primárias democratas, animam os investidores.

Por volta das 12h50, os papéis da Vale (SA:VALE3) tinham ganhos de 2,93% a R$ 47,71, com os da Petrobras (SA:PETR4) somando 2,53% a R$ 26,71.

Commodities

Os futuros do minério de ferro na China se recuperaram de uma baixa inicial e fecharam em alta pela terceira sessão consecutiva nesta quarta-feira, em meio a expectativas otimistas de que mais políticas de apoio serão implementadas para minimizar impactos econômicos da epidemia global do coronavírus.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para maio, fechou em alta de 0,9%, a 660 iuanes (95,13 dólares) por tonelada, após ter chegado a cair 2,3% durante a manhã. Os futuros na bolsa de Cingapura subiam 2,6% à tarde.

Mais cedo na sessão, o minério recuou devido à alta nos estoques de aço na China, que responde por mais da metade da capacidade global de produção de aço, o que levantou duvidas sobre a recuperação da demanda por minério de ferro.

Petróleo

A Arábia Saudita e outros membros da Opep vão tentar convencer a Rússia nesta quarta-feira a se juntar ao grupo em cortes maiores na produção de petróleo com o objetivo de aumentar os preços, que caíram mais de 20% neste ano devido à disseminação do coronavírus pelo mundo.

Um painel técnico de diversos representantes de países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), da Rússia e de outros produtores recomendou na terça-feira cortes de produção adicionais de até 1 milhão de barris por dia (bpd) durante o segundo trimestre.

O painel também sugeriu que os cortes que têm sido atualmente implementados pelo grupo conhecido como Opep+, de 2,1 milhões de bpd, sejam prorrogados até o final de 2020.

Primárias

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden aproveitou o bom momento e venceu as disputas em pelo menos nove Estados na Super Terça das primárias presidenciais democratas, enquanto o rival Bernie Sanders liderava a disputa na Califórnia, o maior prêmio em disputa, iniciando uma batalha direta entre ambos pela nomeação do partido.

Em uma exibição surpreendentemente forte, Biden conquistou vitórias no sul, no centro-oeste e na Nova Inglaterra, no maior dia de votação na pré-campanha democrata. Norte-americanos em 14 Estados votaram para escolher o adversário do presidente Donald Trump, um republicano, nas eleições de 3 de novembro.

“Para aqueles que foram derrotados, esquecidos e deixados para trás, esta é a sua campanha”, disse Biden, que teve um desempenho ruim nas três primeiras disputas democratas, mas que conseguiu uma vitória na Carolina do Sul que reenergizou sua candidatura.

Sair da versão mobile