Coluna da Daniela Zuccolotto

Vale ter sabedoria no século XXI?

Um sistema socioeconômico mais sábio, por design e não por acaso, pode se beneficiar muito ao criar soluções que sejam não apenas eficientes, mas também sustentáveis, inclusivas e benéficas para a sociedade

Vale ter sabedoria no século XXI?

Para Kiko Suarez, vale sim e é o que garantirá a sustentabilidade para os negócios e para a sociedade a longo prazo.

Ele criou o conceito de Wise Design (ou design sábio) e propõe que incorporemos um conjunto de princípios centrados na sabedoria ao desenharmos nossos produtos, serviços e soluções.

Um sistema socioeconômico mais sábio, por design e não por acaso, pode se beneficiar muito ao criar soluções que sejam não apenas eficientes, mas também sustentáveis, inclusivas e benéficas para a sociedade.

Empresas que adotam essas dimensões conseguem criar valor de longo prazo, se adaptar às mudanças e gerar impacto positivo.

Oito dimensões do design sábio que podem mudar tudo

No mundo contemporâneo, a complexidade dos problemas que enfrentamos exige mais do que apenas soluções inovadoras.

Em seu TED Talk em Indianapolis, Kiko Suarez apresentou como as oito dimensões da sabedoria podem transformar radicalmente a maneira como criamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. 

Dimensões essas que, segundo ele, são chaves não apenas para resolver desafios atuais, mas também para garantir um futuro mais harmonioso, sustentável e próspero para os negócios.

Dimensão Cognitiva

A primeira dimensão destaca o conhecimento, claro, diretamente relacionado aos saberes.

Uma “organização que aprende” tem uma agenda de aprendizagem sistêmica, aceita vozes diversas, aprende com os erros e tem um conhecimento que se renova a todo momento.

Um ambiente onde os indivíduos veem seus papéis como parte de um todo e estão engajados em identificar e resolver problemas, permitindo que a organização experimente, melhore e aumente continuamente suas capacidades.

Dimensão Intuitiva

Pessoas sábias deixam a intuição entrar para se misturar com os outros sentidos. Elas permitem que elementos não racionais e subjetivos façam parte de suas análises, porque sabem que existem diversos fatores que não podemos controlar.

Por isso, para a tomada de decisões, buscam equilibrar aspectos cognitivos da sabedoria e elementos de inteligência emocional.

Dimensão Prática

A melhor solução encontrada sempre será aquela mais útil, com aplicação prática. Não basta saber; é preciso aprender e também praticar.

Para potencializar essa dimensão, é essencial manter o foco no desempenho, que traz a camada pragmática e reforça a importância da inter-relação entre conhecimento e ação.

Dimensão Ética

As perguntas que norteiam essa dimensão são: a quem determinada solução beneficia e como?  É moralmente correta? Qual seu impacto sobre os outros, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade em geral?

O design sábio se orienta para um impacto positivo e duradouro, pois é projetado com propósito orientado não apenas para o hoje, mas para o legado que será deixado para futuras gerações.

Dimensão Estética

Não se trata de ser um design belo, e sim de produzir belos resultados.

Para Suarez, o design sábio reconhece que estética e funcionalidade não devem ser vistas como opostas, mas como complementares, onde noções como beleza, verdade e ética são construídas e transparecem em seus produtos, serviços e práticas.

Dimensão da Adaptabilidade

Pessoas sábias abraçam a mudança. Elas não a rejeitam e buscam de forma flexível e ágil se adaptarem a ela.

Vivemos em um mundo dinâmico, e o que funciona hoje pode não ser eficaz amanhã.

A adaptabilidade permite que as soluções sejam flexíveis o suficiente para se ajustarem a novos contextos e desafios e não se tornem obsoletas rapidamente.

Dimensão de Tempo

Ter a consciência sobre o passado, agir no presente para construir para o futuro.

A dimensão de tempo é sobre desenvolver cultura e capacidades de previsão nas organizações para antecipar futuros, tendências e gerenciar recursos para prosperar em ambiente complexo e incerto.

Dimensão de Equilíbrio

Por fim, o senso de equilíbrio é a capacidade de ser moderado quando desafiado e não se deixar ser influenciado pelos extremos.

Uma organização equilibrada é capaz de reconhecer que entre um ponto e outro, existem muitas opções, evitando decisões baseadas em paradoxos ou contradições.

Conhecendo agora as oito dimensões do design sábio apresentadas por Kiko Suarez, fica claro perceber que elas apontam para um novo paradigma, onde o impacto positivo é a prioridade central.

Cada dimensão funciona como um lembrete de que o design, quando feito com sabedoria, pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a sociedade, criar harmonia e resolver problemas complexos.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, e não refletem, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

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