O que influencia o dia

Veja as principais notícias dos mercados globais desta sexta-feira (21)

Governo brasileiro busca alternativas para conter altas de combustíveis e energia, Rússia e EUA negociam em última hora para tentar evitar guerra na Ucrânia e preços do petróleo caem das máximas de sete anos; veja detalhes

Dólar
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com – O governo brasileiro se mobiliza para encontrar alternativas que reduzam os preços do combustível e da energia.  

A Rússia e os EUA mantêm negociações de última hora para evitar a guerra na Ucrânia, mas as esperanças de evitar o conflito são baixas.

A Intel (NASDAQ:INTC) está planejando construir outra fábrica de chips de US$ 20 bilhões, desta vez em Ohio.

E os preços do petróleo caem das máximas de sete anos devido a preocupações com uma fase suave da Covid-19 para a economia.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na sexta-feira, 21 de janeiro:

1. Como reduzir os preços do combustível e da energia?

O governo brasileiro trabalha com o Congresso Nacional para criar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduza os preços de combustíveis e energia.

A medida reage à alta desses dois produtos no ano passado, que foram alguns dos principais responsáveis por fazer a inflação subir a 10,06%.

A PEC autorizaria o governo a reduzir ou até zerar impostos federais de forma temporária sobre a gasolina, diesel e energia elétrica durante os períodos de crise.

Além disso, também seria criado um fundo de reserva para aliviar a alta dos preços em momentos de maior pressão.

Há expectativas de que esse tema se desenvolva no começo de fevereiro, com o fim do recesso parlamentar.

O Ministério da Economia não se opôs à redução de impostos, porque acredita que a arrecadação federal tenha crescido de forma estrutural.

Além disso, por ser uma PEC, não seria necessário apresentar uma fonte de compensação, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, e também porque a redução de impostos seria temporária.

2. Blinken e Lavrov seguem em conversas

O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, conversa em Genebra, na Suíça, com seu colega russo Sergey Lavrov, na tentativa de evitar a guerra na Ucrânia.

As conversas estão programadas para durar apenas 90 minutos e uma coletiva de imprensa está marcada para as 9h, o que dá aos dois lados pouco tempo para conseguir algo substancial.

A Ucrânia é um estado soberano e membro das Nações Unidas.

A Rússia, que já a invadiu em 2014, anexando parte de seu território e estabelecendo repúblicas separatistas em seu leste, tem argumentado consistentemente que a mera possibilidade de optar por ingressar na OTAN no futuro é justificativa para uma invasão militar preventiva de sua parte.

O presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz também conversam sobre a Ucrânia hoje.

A vulnerabilidade dos dois países à pressão econômica do suprimento de energia russo impediu efetivamente qualquer resposta ocidental unificada, como aconteceu em 2014.

3. Mercado de ações americanas

As ações dos EUA devem abrir em baixa novamente, com o alerta de lucro da Netflix (NASDAQ:NFLX) e os desenvolvimentos em Peloton (NASDAQ:PTON) que deram um novo golpe na crença de que o mercado pode sustentar uma ainda avaliação historicamente alta.

As ações da Netflix perderam quase um quinto de seu valor, depois de prever uma forte desaceleração no crescimento de assinantes no trimestre atual.

A ação deve abrir no menor nível desde abril de 2020, e terão sido efetivamente desfeitos quase todos os ganhos registrados desde o início da pandemia.

As ações que relatam balanços mais tarde incluem a gigante de serviços petrolíferos Schlumberger (NYSE:SLB), a operadora ferroviária Kansas City Southern (NYSE:KSU) e a IHS Markit.

A Estée Lauder (NYSE:EL) também estará em foco depois que seus ganhos trimestrais na quinta-feira chegaram e desapareceram sem mais choques negativos.

4. Intel quer construir nova fábrica de chips em Ohio

O ciclo do semicondutor continua a girar.

Com sinais de que a demanda deve superar a oferta por mais tempo do que se pensava, a Intel se comprometeu a construir uma nova fábrica de chips de US$ 20 bilhões em Ohio, segundo a revista Time.

É a mais recente expansão de capacidade multibilionária a ser anunciada pelos principais fabricantes de chips do mundo.

A Samsung (KS:005930) e a Taiwan Semiconductor, assim como a Intel, também se comprometeram com investimentos de grande escala nos próximos anos.

As ações da Intel, cujo desempenho modesto nos últimos dois anos a deixou menos vulnerável a liquidações impulsionadas por avaliações, caíram 0,4% nas negociações de pré-mercado.

5. O petróleo cai à medida que os estoques de gasolina continuam aumentando

Os preços do petróleo caíram devido a preocupações de que a última onda de Covid-19 retenha a demanda mundial no curto prazo, e permitiram a restauração de alguns estoques esgotados em todo o mundo.

Os estoques de gasolina dos EUA aumentaram mais de 5 milhões de barris pela terceira semana consecutiva na semana passada, embora o aumento tenha sido o menor nessas três semanas.

Esses números coincidiram com dados que mostram que os pedidos de seguro-desemprego aumentaram para uma alta de três meses, já que os setores de hospitalidade e viagens foram atingidos por uma mudança repentina no comportamento do cliente.

Sair da versão mobile