xp balanços

XP: balanços do 1º tri não refletem todo o estrago do coronavírus

-
-

A XP Investimentos publicou no domingo (17) algumas das considerações e expectativas da corretora sobre a temporada de balanços, que cobre resultados do primeiro trimestre de 2020. Além de comentarem a conjuntura econômica, analistas detalham projeções dos resultados mais aguardados, por setor e empresa.

Eles preveem contração no PIB de 1,2% na comparação trimestral, e expansão “de apenas 0,5% com relação ao mesmo trimestre do ano anterior”. Os setores mais beneficiados devem ser o financeiro (bancos), alimentação, e de papel e celulose. Enquanto isso, segmentos de bebidas, varejo e shoppings terão resultados abaixo da média, já demonstrando o início do impacto do novo coronavírus. 

A consideração geral é que ainda não é possível sentir os efeitos totais da pandemia, que começaram a se manifestar em março. Mas a XP espera que venha forte no próximo trimestre.

Mesmo assim, analistas voltam atenção especial a essa temporada, que deve mostrar “os primeiros impactos e medidas sendo tomadas pelas principais empresas brasileiras”. As teleconferências, ou calls, devem abordar, em detalhes, o funcionamento interno das companhias e para a XP, devem ser mais importantes que os próprios números. 

A XP estará de olho nos impactos “diretos e indiretos da covid-19 e das quarentenas sobre as cadeias de suprimentos, sobre a demanda e nas operações de cada companhia”, endividamentos, planos de preservação de caixa e de capital, entre outros fatores, que devem ser respondidos nas calls com empresários.

Sair da versão mobile