Aquisições

XP (XPBR31) compra metade da Direto, startup de crédito imobiliário criada pela Direcional (DIRR3)

Empresa pretende ampliar sua atuação ao estruturar uma solução completa para oferta de crédito, ao conectar todos os envolvidos na compra, venda e financiamento de imóveis

José Berenguer, CEO do Banco XP, Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo, fundador da Direcional, Gulherme Benchimol, fundador da XP, e Ricardo Ribeiro, CEO da Direcional. - Foto: Vivian Koblinsky/XP
José Berenguer, CEO do Banco XP, Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo, fundador da Direcional, Gulherme Benchimol, fundador da XP, e Ricardo Ribeiro, CEO da Direcional. - Foto: Vivian Koblinsky/XP

A Direcional Engenharia (DIRR3) e a XP Inc. (XPBR31) assinaram nesta quinta-feira (9) um acordo de investimento na startup de crédito imobiliário Direto.

Criada pelo Grupo Direcional, a Direto pretende ampliar sua atuação ao estruturar uma solução completa para oferta de crédito, ao conectar todos os envolvidos na compra, venda e financiamento de imóveis.

O acordo, comunicado hoje por meio de fato relevante antes da abertura do mercado, marca a entrada da XP no negócio com aquisição de 49,9% do capital (quarenta e nove vírgula nove porcento).

A operação está condicionada a algumas etapas, dentre as quais a aprovação pelo Conselho de Administração Econômica (Cade).

“Esse deal marca a entrada da XP no mercado de crédito imobiliário, ofertando produtos financeiros inovadores para este setor e que têm total sinergia com a nossa base de clientes. Para isso, vamos contar com a expertise da Direcional, uma parceira de longa data da XP”, destaca José Berenguer, CEO do Banco XP.

A Direto reunirá o know how e a eficiência da Direcional no mercado imobiliário e a tecnologia e a experiência da XP no mercado financeiro.

Com operação independente dos dois grupos associados e equipe própria em São Paulo e na sede em Belo Horizonte, a Direto ofertará três soluções iniciais complementares.

A primeira delas será a concessão de empréstimos, inclusive em parceria com outras instituições financeiras, para aquisição de imóveis novos e usados por pessoas físicas.

Outra frente de atuação, será o home equity, modalidade em que o imóvel entra como garantia de empréstimo.

Além dessas, para construtoras e incorporadoras, a Direto trabalhará com a aquisição de carteiras de recebíveis, encurtando o ciclo de caixa das empresas e liberando capital de giro na operação.

Pelo acordo, caberá à Direcional atuar na originação de clientes e na formação do time com expertise no mercado imobiliário e em análise de crédito.

A XP tratará da estruturação de soluções de funding, bem como auxiliará na captação de clientes e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas tecnológicas de relacionamento e jornada de atendimento.

“Nossa intenção é maximizar oportunidades de financiamento que o mercado já oferece, mas em uma nova escala e capacidade de relacionamento com clientes em que a tecnologia e a rede de distribuição da XP podem proporcionar”, afirma Ricardo Couto, executivo da Direto.

Com informações de Agência Fato Relevante.

Sair da versão mobile