Em uma atualização sobre os preparativos para o Dia da Independência, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, confirmou sua presença na cerimônia oficial de 7 de setembro em Brasília.
A confirmação foi feita após um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que convidou todos os membros da Corte para o evento.
Decisão dos demais ministros do STF ainda não anunciada
Até o momento, os outros dez ministros do STF não anunciaram suas decisões sobre a participação na cerimônia.
A presença dos magistrados tem sido aguardada com expectativa, especialmente considerado quando o contexto político atual.
Expectativa sobre a presença de Alexandre de Moraes
A presença de Alexandre de Moraes no evento tem sido particularmente aguardada devido ao contexto político em São Paulo, onde bolsonaristas organizam um ato em defesa do impeachment do ministro.
A mobilização ganhou força após Moraes decidir suspender o acesso ao X, a plataforma de mídia social de Elon Musk, em todo o Brasil.
O próprio Musk tem utilizado sua rede social para apoiar o protesto, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Convites adicionais e respostas pendentes
Além dos ministros do STF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estendeu convites aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente.
Até o momento, não houve confirmação oficial sobre a presença dos dois líderes legislativos.
Programação oficial da cerimônia do 7 de Setembro
De acordo com a programação oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o desfile do Dia da Independência começa às 8h45, com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a revista às tropas.
O evento conta com a participação de alunos de escolas públicas do Distrito Federal (DF), atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e membros das Forças Armadas.
Entre as atrações programadas estão a apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão da Polícia do Exército e a performance da Esquadrilha da Fumaça, agendada para as 10:30.
O evento mobiliza um total de 8.812 pessoas, incluídos militares, estudantes e atletas.