Nos últimos dias como presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) começou a se despedir do cargo com um discurso que combinou reflexão e agradecimentos.
O parlamentar alagoano, que está na reta final de seu segundo mandato como presidente, permanecerá na função até a eleição de seu sucessor, marcada para 3 de fevereiro de 2025. O recesso parlamentar tem início no próximo dia 23.
“Eu não encerro nenhum ciclo aqui, a gente sempre se renova. Eu não tenho problemas em voltar a atuar no chão da fábrica, que é onde sempre gostei de atuar”, declarou Lira. “Sou nordestino, gosto de matar um novo leão por dia. O problema para nós, nordestinos, é matar o mesmo leão todo dia.”
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), reconheceu o papel desempenhado pelo presidente da Casa durante sua gestão. “A despeito de qualquer embate, te respeito muito. Termino dizendo que lhe agradeço pelo respeito e pela parceria”, afirmou.
Por sua vez, Altineu Côrtes (RJ), líder do PL, destacou a habilidade de Lira em conduzir os trabalhos da Casa em diferentes conjunturas políticas. “Foi um grande presidente, que ajudou o governo Bolsonaro e hoje, com a esquerda no poder, sempre manteve o diálogo aberto com a oposição”, disse.
Hugo Motta desponta como favorito na Câmara
Hugo Motta (Republicanos-PB), considerado o principal candidato à sucessão de Arthur Lira, também fez questão de elogiar o legado do atual presidente.
“Seu trabalho, firmeza e objetivo de consensos, sempre honrando a nossa confiança, precisam ser reconhecidos. Foram muitas conquistas para o crescimento econômico e social da nação”, afirmou Motta.
Com informações de CartaCapital.