Política

Bolsonaro pede que STF libere passaporte para ir à posse de Trump

-
-

O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (8) que foi convidado para comparecer à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, cerimônia marcada para o dia 20 de janeiro.

Além disso, Bolsonaro também afirmou que seu advogado protocolou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele pede a devolução de seu passaporte, permitindo sua viagem a Washington.

“Recebi com muita honra o convite do presidente dos EUA, @realDonaldTrump, para sua posse e a de seu vice-presidente @JDVance. Meu advogado, Dr. Paulo Bueno, já solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a devolução do meu passaporte, possibilitando minha presença neste importante evento histórico”, disse Bolsonaro em sua conta na plataforma X (antigo Twitter).

Por que o passaporte de Bolsonaro está retido?

O passaporte de Bolsonaro está retido pela Justiça em meio às investigações conduzidas pelo STF. A agência Reuters confirmou a solicitação de liberação do documento com Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência e assessor de Bolsonaro.

A defesa argumenta que a presença do ex-presidente na cerimônia é de “alta relevância diplomática e política”. Entretanto, não há prazo estabelecido para que o STF decida sobre o pedido. Porém, Bolsonaro teria cerca de 11 dias para receber uma resposta a tempo.

Sair da versão mobile