Herdeiro político

Conheça Tomás Covas, a nova cara na direita paulistana

Tomás é filho de Bruno Covas, ex-prefeito de São Paulo, e já pleiteia vaga como deputado estadual na Alesp para 2026.

Tomás Covas
Tomás Covas | Foto/Foto: Reprodução/YouTube

O nome de Tomás Covas, 21, filho de Bruno Covas, ex-prefeito de São Paulo, ficou em evidência nos últimos dias. Através de declarações do próprio e de Ricardo Nunes (MDB), o jovem chegou a ser “anunciado” pelo prefeito de São Paulo como candidato às eleições de 2026, sendo uma das novas caras na direita paulistana. Mas afinal quem é Tomás Covas?

Quem é Tomás Covas

Tomás é filho de Bruno Covas, ex-prefeito de São Paulo, que morreu em 2021 em decorrência de um câncer. Ele vem de uma linhagem de políticos no Brasil, é bisneto de Mário Covas, que foi governador e também prefeito de São Paulo.

Ele está cursando economia na PUC-SP, assim como fez o pai. 

No campo político, ele diz que na maior parte das vezes concordava com as ideias do pai.

 “Às vezes divergia em uma ideia ou outra, mas concordava porque eu fazia muitas perguntas. Sempre perguntava uma coisa ou outra e ele me explicava. Ele gostava de explicar. E então eu sempre buscava entender as ideias deles que eram amplas e difíceis”, contou no Política Real Podcast, em novembro do ano passado.

Tomás é filiado ao PSDB, assim como era o pai, e apoiou a candidatura de Datena no primeiro turno. 

Porém, ao longo das eleições criticou o PSDB dizendo que, se seu pai estivesse vivo, o partido “não estaria assime afirmou que a legenda vive um “momento triste” na capital.

Covas faz parte de uma ala de tucanos, que defendem a aliança com o atual prefeito.

Outro ponto que vale destaque em sua curta carreira é que Tomás Covas foi nomeado como Coordenador de Políticas para a Juventude em São Paulo por Nunes em junho deste ano. O salário do cargo ocupado pelo jovem é de R$ 10,4 mil, segundo a Folha de S.Paulo.

Tomás Covas e Ricardo Nunes

No domingo (27) das eleições municipais, Tomás Covas foi acompanhado pelo então candidato à reeleição em São Paulo, Ricardo Nunes, na votação. Em entrevista, Covas se disse “honrado” pela presença de Nunes.

“Fico muito honrado de ter o prefeito e o coronel aqui comigo, votando no meu colégio. Para mim, é uma emoção muito grande. Depois desses quatro anos de gestão, ver ele comigo me deixa muito feliz e emocionado. Foi um prefeito que não foi só um amigo e um parceiro pessoal, mas deu uma continuidade genial na gestão do meu pai”, afirmou.

Foto: Divulgação

O filho do ex-prefeito de São Paulo usava uma camisa de trator, assim como vários apoiadores do atual prefeito, e explicou o significado da vestimenta. “Tem o símbolo do trator, que representa ‘tratorando’. A gente vai, nesse segundo turno, amassar e passar o trator em cima do Boulos”, disse Tomás.

Nunes lançou Tomás Covas para deputado em 2026

Quando Tomás Covas foi perguntado sobre a possibilidade de seguir a carreira do pai e se candidatar a um cargo público, Nunes interveio e o lançou para 2026. “Vai ser deputado. Estou lançando ele aqui para 2026”, disse o prefeito, que assumiu o mandato após a morte de Bruno Covas, em maio de 2021.

Assim como no primeiro turno, Covas pregou paciência para entrar na política. “É uma responsabilidade muito grande, então vou procurar me preparar agora para estar pronto daqui a dois anos”, afirmou.

Sair da versão mobile