E agora?

Donald Trump é eleito presidente nos EUA: como isso afeta o cenário político no Brasil?

Bolsonaro expressou sua felicidade com a vitória do republicano ao escrever nas redes sociais: “Obrigado meu Deus. Parabéns, Donald Trump."

-
-

Donald Trump foi reeleito presidente dos Estados Unidos (EUA) e isso pode trazer efeitos diretos ao cenário político de direita no Brasil, especialmente entre os bolsonaristas.

O ex-presidente Jair Bolsonaro é apoiador declarado de Trump, já afirmou que sua volta ao poder traria “a certeza de um mundo melhor” e na madrugada desta quarta-feira (6), após o republicano se auto declarar vencedor, Bolsonaro expressou sua felicidade com a vitória de Trump ao escrever nas redes sociais: “Obrigado meu Deus. Parabéns, Donald Trump. Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

Como a eleição de Donald Trump afeta o cenário político no Brasil?

Para a direita brasileira, a vitória de Donald Trump fortalece as expectativas de crescimento político nas eleições de 2026.

Embora Bolsonaro permaneça inelegível até 2030, seus aliados esperam que o trumpismo no poder ajude a projetar um indicado seu.

Sobretudo, Brasil e EUA comemoraram este ano 200 anos de relações diplomáticas.

Apesar de algumas convergências políticas, a relação entre Lula e Biden trouxe poucos resultados práticos, cenário que pode mudar sob o comando de Trump.

Trump ganho e agora qual será os próximos passos até a posse?

Os Estados Unidos agora segue uma série de etapas formais para validar o resultado e transferir a liderança.

Todos os estados devem certificar os resultados até 11 de dezembro, com possibilidade de recontagens.

Em 17 de dezembro, os delegados se reunirão para oficializar os votos, um processo que deve ser tranquilo diante da vitória de Trump.

Em 6 de janeiro, o Congresso deve ratificar o resultado, data marcada pela invasão ao Capitólio em 2021 após a vitória de Joe Biden. Trump tomará posse em 20 de janeiro, em cerimônia oficial com a transferência de poder feita por Biden.

Sair da versão mobile