O deputado federal André Fernandes (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e o deputado federal Evandro Leitão (PT), apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-governador Camilo Santana, vão se enfrentar no segundo turno na disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE).
Os dois superaram o atual prefeito José Sarto (PDT), apoiado por Ciro Gomes, e o capitão Wagner (União Brasil), que se notabilizou por liderar o motim dos policiais em 2020 no Ceará.
Enquanto deputado federal, Wagner apresentou um projeto de lei (PL) na Câmara dos Deputados com o objetivo de anistiar os agentes de segurança do Estado envolvidos na paralisação.
Sarto chega ao fim do primeiro turno com apenas 12% dos votos válidos.
Fortaleza foi a primeira capital brasileira a definir a disputa entre o PT e o PL para o segundo turno das eleições municipais de 2024. Fernandes (PL) e Leitão (PT) se enfrentarão no dia 27 de outubro.
Conheça André Fernandes
André Fernandes, aos 26 anos, nasceu em Iguatu, no Ceará, e se formou em Ciência Política.
Sua trajetória política começou em 2018, quando ele participou de sua primeira eleição.
Na ocasião, o jovem político foi eleito para a Assembleia Legislativa do Ceará pelo PSL, antigo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e conquistou a maior votação do estado com impressionantes 109.742 votos.
Em 2022, Fernandes continuou sua trajetória de sucesso e foi eleito deputado federal pelo Ceará, e liderou novamente as votações no estado com um total de 229.509 votos.
Agora, ele se apresenta como candidato à prefeitura de Fortaleza, com Alcyvania Pinheiro (PL) como sua correligionária e candidata a vice-prefeita em sua chapa.
Conheça Evandro Leitão
Por outro lado, Evandro Leitão, de 56 anos, natural de Fortaleza, possui uma formação acadêmica em Economia.
Antes de entrar na política, ele construiu uma carreira como auditor na Secretaria da Fazenda do Ceará e ocupou cargos importantes na administração pública.
Durante a gestão do ex-governador Cid Gomes, Leitão foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Atualmente, Evandro Leitão está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual e preside a Assembleia Legislativa do Ceará.
De 2014 a 2018, ele foi líder do governo de Camilo Santana (PT) na Casa.
Embora tenha iniciado sua carreira política no PDT, Leitão migrou para o PT em 2023 e agora se apresenta como candidato à prefeitura de Fortaleza pela sigla.
A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) completa sua chapa como vice-prefeita.