Mercado de Trabalho

Escala 6x1: Erika Hilton protocola PEC para fim da jornada nesta terça-feira (25)

O texto da PEC dispõe de 234 assinaturas de deputados federais, número bem superior ao mínimo necessário para que a proposta tramite na Câmara dos Deputados

Escala 6x1: Erika Hilton protocola PEC para fim da jornada nesta terça-feira (25)

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) anunciou que vai protocolar, nesta terça-feira (25), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da Escala de Trabalho 6×1 no Brasil. O projeto visa reduzir a jornada de trabalho semanal, e permitir que os trabalhadores possam usufruir de mais dias de descanso.

O texto da PEC dispõe de 234 assinaturas de deputados federais, número bem superior ao mínimo necessário para que a proposta tramite na Câmara dos Deputados – de 171 assinaturas.

O que propõe a PEC?

Atualmente, a escala 6×1 exige que o trabalhador atue seis dias consecutivos antes de usufruir de um único dia de descanso.

A proposta de Erika Hilton pretende substituir esse modelo por um regime 4×3, no qual os trabalhadores teriam quatro dias de trabalho e três de folga por semana.

Contudo, a parlamentar sinalizou que estaria aberta a negociações, e sugeriu um meio-termo entre o 6×1 e o 4×3, e possivelmente adotaria um modelo 5×2, onde o trabalhador atuaria cinco dias e descansaria dois.

Mobilizações e apoio sindical pelo fim da Escala 6×1

A deputada organiza uma série de mobilizações nacionais para pressionar pela aprovação da PEC.

Na quarta-feira (26), vai ser realizado um “panfletaço” em diversas cidades, como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

Sair da versão mobile