Indicado à presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo foi aprovado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
A decisão foi unânime, com 26 votos a favor. A indicação precisará de aprovação no plenário da Casa e a expectativa é que passe ainda nesta tarde.
Se aprovado, Galípolo assumirá o cargo em 1º de janeiro, após o fim do mandato de Roberto Campos Neto, atual presidente. A aprovação ocorreu após uma sabatina de cerca de cinco horas.
Gabriel Galípolo afirma ter “liberdade nas decisões” concedida por Lula no Banco Central
Galípolo afirmou nesta terça-feira (8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu total liberdade na tomada de decisões na autoridade monetária.
“Toda vez que me foi concedida a oportunidade de encontrar o presidente Lula, eu escutei de forma enfática e clara a garantia da liberdade na tomada de decisões e que o desempenho da função deve ser orientado exclusivamente pelo compromisso com o povo brasileiro”, declarou Galípolo durante a sabatina.
Segundo ele, cada ação e decisão na autoridade monetária deve ser guiada pelo “interesse do bem-estar de cada brasileiro”.
O economista agradeceu ao presidente Lula pela confiança na indicação e também aos senadores, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ao atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.