Política

Impeachment de Lula: oposição reage após TCU bloquear verba do programa Pé-de-Meia

Deputados alegam suposta pedalada fiscal em verbas destinadas ao programa, após bloqueio recursos bilionários

Lula-governo
Aqueles que classificam a gestão do petista como ruim ou péssima oscilaram de 31% para 34% | Crédito: Agência Brasil

Deputados da oposição iniciaram um movimento para pedir o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o Tribunal de Contas da União (TCU) bloquear recursos bilionários destinados ao programa Pé-de-Meia, uma das principais iniciativas do atual governo.

A medida do TCU aponta que os valores utilizados para os pagamentos aos estudantes, provenientes do Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio (Fipem), não estavam previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

A decisão do TCU, oficializada na última quarta-feira (22), levou parlamentares críticos ao governo a apontarem uma suposta pedalada fiscal.

“Há claros motivos para impeachment. Não havia previsão legal para a utilização de recursos do orçamento da União para o programa Pé-de-Meia. É um crime contra o orçamento, assim como foram as pedaladas fiscais que basearam o impeachment de Dilma Rousseff. Temos que ir para as ruas”, declarou o deputado Marcel Van Hattem (Novo).

Movimento articulado pela oposição

O deputado Sanderson (PL), que em outubro do ano passado solicitou ao TCU uma investigação sobre uma suposta irregularidade de R$ 3 bilhões no Pé-de-Meia, também lidera a articulação pelo impeachment de Lula.

Sanderson acusa o governo de seguir realizando pagamentos aos estudantes mesmo sem previsão legal, destacando que um desses repasses ocorreu durante a semana do primeiro turno das eleições municipais de 2024.

Segundo fontes ligadas à oposição, o pedido de afastamento será protocolado no início do ano legislativo, previsto para fevereiro.

Decisão do TCU e exceções

O TCU decidiu, de forma excepcional, que não haverá impedimento do uso de R$ 6,1 bilhões provenientes do Fundo Social para o Fipem nos anos de 2024 e 2025, mesmo com a ausência de previsão na LOA.

No entanto, recursos de outros fundos privados, como o FGO e o FGEDUC, não poderão ser utilizados para capitalizar o programa sem o devido processo de aprovação.

O que é o Pé-de-Meia?

O Pé-de-Meia é um programa do governo federal de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança.

O objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir as desigualdades sociais entre jovens do ensino médio, promovendo inclusão e mobilidade social. Atualmente, a iniciativa beneficia 3,9 milhões de estudantes em todo o país.

Com informações de Paulo Cappelli – Metrópoles.

Sair da versão mobile