Eleições 2026

Lula aparece à frente de Bolsonaro e de toda a direita para 2026, aponta Quaest

O mandatário derrotaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com uma vantagem de 16 pontos percentuais, 51,0% x 35,0%. O ex-presidente pontua uma rejeição de 57,0%, de acordo com a pesquisa

Eleição 2022
Eleição 2022

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotaria seus principais adversários à direita se as eleições de 2026 ocorressem hoje, apontam simulações de segundo turno da pesquisa Genial Investimentos – Quaest divulgada nesta quinta-feira (12).

Lula derrotaria Bolsonaro com expressiva vantagem

O mandatário derrotaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com uma vantagem de 16 pontos percentuais, 51,0% x 35,0%. O ex-presidente pontua uma rejeição de 57,0%, de acordo com a pesquisa.

Além de estar declarado inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após criticar o sistema eleitoral com inverdades em reunião na presença de embaixadores, Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal (PF) junto a outras trinta e nove pessoas por suspeitas de tentativa de golpe de Estado, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

O órgão apura ainda um suposto esquema de negociação ilegal de joias dadas por delegações estrangeiras à Presidência da República quando Jair Bolsonaro era presidente.

E, em março, o ex-presidente, seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid e outros quatorze aliados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, no inquérito que apura suposta fraude em cartões de vacinação da COVID-19.

Lula derrotaria Tarcísio de Freitas com o dobro de votos

Na simulação com o governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista pontuaria 52% contra 26%. Contra o mandatário, o coach e ex-candidato a prefeito de São Paulo (SP), Pablo Marçal pontuaria 1,0 p.p. a mais que Freitas, enquanto Lula manteria seu percentual.

Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás (GO), registraria 20%, enquanto o atual presidente da República alcançaria 54%.

E se Haddad competisse como o nome do PT?

Em cenários com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), os nomes à direita também seriam derrotados. Jair Bolsonaro pontuaria os mesmos 35,0% que obteve na simulação com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto o ex-prefeito de São Paulo veria a vantagem reduzir a 7,0 pontos percentuais e pontuaria 42%.

Contra Tarcísio de Freitas, o ministro da Fazenda pontuaria 44% e o governador de São Paulo pontuaria 25,0%. Pablo Marçal se sairia melhor contra Fernando Haddad, e alcançou 28% das menções, enquanto o petista lidera com 42% das intenções. Ronaldo Caiado desempenharia uma performance pior, com 19,0%, enquanto o nome do PT chegaria a 45,0%.

Rejeições

Os entrevistados mostraram preferência geral de 52,00% por Lula em 2026, e rejeição de 45,00%, enquanto a rejeição de Fernando Haddad chega a 52,00%.

A maioria considera que o presidente não deve disputar a reeleição, mas o número mostrou queda dessa posição em relação ao levantamento realizado em outubro.

Sair da versão mobile