Relações internacionais

PT ignora cautela de Lula e reconhece a reeleição de Maduro na Venezuela

O governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores, expressou saudação pelo processo eleitoral, mas enfatizou a necessidade de uma verificação imparcial dos resultados

-
-

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) reconheceu, na noite de segunda-feira (29), a reeleição de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, Maduro obteve 51,2% dos votos, enquanto o opositor Edmundo González recebeu 44%. No entanto, a oposição alega que González venceu com 70% dos votos.

A declaração do PT contrasta com o silêncio e a cautela do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não reconheceu oficialmente os resultados e exige mais transparência nos dados eleitorais.

A nota do PT, liderado pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), salienta a importância do diálogo entre Nicolás Maduro e a oposição para enfrentar os problemas da Venezuela, atribuídos, em grande parte, pela legenda a sanções ilegais.

O governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores, expressou saudação pelo processo eleitoral, mas enfatizou a necessidade de uma verificação imparcial dos resultados e aguarda a publicação de informações detalhadas pelo Conselho Nacional Eleitoral para garantir a transparência.

Até o momento, o ex-chanceler Celso Amorim, assessor de Lula para assuntos internacionais, manteve uma postura neutra, sem confirmações ou críticas definitivas sobre o resultado.

Sair da versão mobile