Política

Pacheco mostra apoio à reeleição de Lula em 2026 e afirma que não recusaria vaga no STF

Presidente do Senado diz que não recusaria posição como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

Pacheco mostra apoio à reeleição de Lula em 2026 e afirma que não recusaria vaga no STF
Crédito: Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), indicou que, se a eleição presidencial fosse hoje, apoiaria a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Esse aceno de Pacheco acontece às vésperas de concluir seu período como presidente do Senado e do Congresso Nacional, com eleições marcadas para fevereiro de 2025.

Em entrevista ao UOL, o presidente comentou também o resultado das eleições municipais deste ano. Pacheco considerou “previsível” a vitória de partidos como o seu próprio, o PSD, e outras legendas de centro-direita.

“Considero esse resultado previsível. Já se antevia o fortalecimento dos partidos de centro e de centro-direita. Isso é um indicativo de 2026, mas não é determinante”, pontuou Pacheco.

O líder participou, na última terça-feira (29), de um evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Londres.

“Independentemente se alguém preferir a direita ou a esquerda, a preponderância da racionalidade, do equilíbrio e da política que enfrenta os problemas da população, considero muito positivo”, afirmou o presidente do Senado.

Pacheco afirmou que Lula é uma figura “muito agregadora” e tem condições de reunir o apoio da maioria desses partidos em torno de seu governo e de uma eventual candidatura à reeleição, apesar das diferenças ideológicas em relação ao PT.

“A figura de Lula é muito agregadora […] Se a população perceber que o Brasil está crescendo, que estamos combatendo nossas vulnerabilidades sociais e ambientais, há uma tendência de favoritismo do presidente e dele ter apoios impensáveis”, analisa.

Questionado sobre quem o PSD deve apoiar em 2026, Pacheco disse que se trata de uma decisão a ser tomada mais adiante, mas indicou sua preferência pessoal, neste momento, por Lula.

Próximos passos de Pacheco

Na entrevista, Rodrigo Pacheco foi questionado sobre seu futuro político. Nos bastidores de Brasília, o nome do presidente do Senado vem sendo especulado como possível ministro do governo Lula a partir do próximo ano. Ele também já foi cogitado como uma eventual futura indicação do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“É óbvio que, quem é advogado como eu, alguém já disse que, se falar do Supremo Tribunal Federal, é algo que você não trabalha, mas também não recusa. Brincadeiras à parte também não há nenhum tipo de planejamento sobre isso. E não há planos da minha parte sobre ministério de Estado”, disse.

Sair da versão mobile