Política

Datafolha divulga nova pesquisa de intenção de voto entre Nunes e Boulos no 2º turno nesta quinta-feira

Última pesquisa indicou ampla vantagem para o atual prefeito

Datafolha divulga nova pesquisa de intenção de voto entre Nunes e Boulos no 2º turno nesta quinta-feira
Reprodução

Nesta quinta-feira (17), o instituto Datafolha divulga uma nova pesquisa de intenções de voto sobre a disputa do segundo turno pela Prefeitura de São Paulo.

O levantamento traz os números de intenção de voto dos candidatos Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito e candidato à reeleição, e Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal.

A pesquisa avalia tanto o apoio espontâneo quanto o estimulado, além de medir a rejeição de ambos os candidatos, algo que pode ser crucial na reta final da disputa, especialmente após o recente apagão que afetou diversas áreas da capital paulista.

A percepção do eleitorado quanto à capacidade de gestão dos candidatos em situações críticas pode ser um fator decisivo.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada anteriormente, Ricardo Nunes aparecia com 55,00% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos tinha 33,00%.

Essa diferença de 22 pontos foi a segunda maior registrada em disputas para a Prefeitura de São Paulo nesta fase eleitoral.

A maior distância já vista ocorreu em 2000, quando Marta Suplicy (PT) abriu 30 pontos de vantagem sobre Paulo Maluf (PPB).

Os dados completos desta nova rodada serão disponibilizados à tarde onde os eleitores poderão conferir a evolução do apoio a cada candidato por meio de gráficos interativos.

Vale lembrar que as pesquisas eleitorais são uma fotografia do momento em que as entrevistas são realizadas e não uma previsão exata do resultado final, a ser conhecido apenas no dia 27 de outubro, com a apuração oficial do segundo turno, que vai acontecer em 52 municípios do Brasil.

Os números da pesquisa desta quinta-feira podem oferecer um panorama mais claro sobre como os paulistanos reagem às propostas e ao desempenho dos candidatos nas últimas semanas de campanha.

Sair da versão mobile