O ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil) foi eleito prefeito de Goiânia neste domingo (27) e venceu Fred Rodrigues (PL) no segundo turno das eleições.
Com o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Mabel conquistou 353.518 votos, o equivalente a 55,53% dos votos válidos.
Já Rodrigues, que contava com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 283.054 votos, o que representa 44,47% dos votos válidos.
Caiado, que declarou seu apoio a Mabel desde o início da campanha, mobilizou seu grupo político em favor do ex-deputado federal.
Bolsonaro, por sua vez, endossou Fred Rodrigues, ex-deputado estadual, e buscou apoio entre eleitores conservadores.
Sandro Mabel, 65 anos, nasceu em Ribeirão Preto (SP) e possui uma longa trajetória política em Goiás.
Em 1991, iniciou sua carreira como deputado estadual.
Posteriormente, foi eleito deputado federal em quatro ocasiões: 1994, 2002, 2006 e 2010.
Durante a campanha deste ano, no primeiro turno, Mabel terminou em segundo lugar com 27,66% dos votos, enquanto Fred Rodrigues liderou com 31,14%.
Em seu discurso de vitória, Mabel agradeceu o apoio do governador e prometeu trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de Goiânia, com a importância da “união” entre o governo estadual e municipal.
A derrota de Fred Rodrigues pode mostrar uma perda de apoio para Bolsonaro no estado, que tradicionalmente era considerado uma de suas bases eleitorais no Centro-Oeste.