O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, falou sobre o recente ataque de mísseis do Irã contra Israel, ocorrido nesta terça-feira (1), classificando-o como “totalmente inaceitável”.
Durante uma coletiva no Departamento de Estado, Blinken enfatizou que “o mundo inteiro deveria condená-lo” e afirmou que os EUA estão monitorando de perto a escalada da tensão no Oriente Médio.
Blinken revelou que o ataque envolveu aproximadamente 200 mísseis balísticos, embora Israel tenha inicialmente estimado o número em cerca de 180. O secretário destacou que as forças israelenses responderam de forma eficaz à agressão.
Apoio dos EUA a Israel
A Casa Branca já havia mostrado apoio para Israel mais cedo nesta terça-feira. Por meio de um dos seus funcionários, o governo norte-americano informou que “um ataque militar direto do Irã contra Israel trará graves consequências para o Irã”.
“Estamos apoiando ativamente os preparativos defensivos para defender Israel contra esse ataque”, destacou a Casa Branca
Ataque do Irã é “respostas legítima”
Em uma declaração publicada no X, antigo Twitter, a missão do Irã nas Nações Unidas definiu o ataque como uma “resposta legal, racional e legítima aos atos terroristas” perpetrados por Israel.
O comunicado também incluiu um aviso: “Se o regime sionista ousar responder ou cometer outros atos de malevolência, haverá uma resposta subsequente e esmagadora”. O texto ainda aconselhou os estados regionais e os apoiadores de Israel a se afastarem do que chamaram de regime.
Resposta do mercado financeiro ao ataque do Irã
O mercado foi impactado diretamente com essa investida do Irã. Os ataques levaram a aumentos nos preços do petróleo e do ouro, enquanto o dólar e o Ibovespa também reagiram à instabilidade.
O petróleo subiu, pois o Oriente Médio é uma região importante para o fornecimento global de petróleo. O Petróleo WTI registrava alta de 3,78% a US$ 70,75, segundo o Investing, por volta de 18:11 (horário de Brasília).
O dólar comercial fechou com avanço de 0,31%, cotado a R$ 5,46, por volta de 17:05 (horário de Brasília). Já o índice Ibovespa, por sua vez, encerrou com avanço de 0,51%, aos 132.495,16 pontos às 17:17 (horário de Brasília).