Eleições EUA

Trump se compara a líderes históricos e vota na Flórida em dia de eleições

Após um dia de comícios, ex-presidente Donald Trump exerce seu direito ao voto e discute preocupações com a abstenção de eleitores

Trump se compara a líderes históricos e vota na Flórida em dia de eleições

O ex-presidente Donald Trump, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, exerceu seu direito ao voto por volta das 13h50, horário de Brasília, em um centro recreativo em Palm Beach, na Flórida.  

Trump vota na Flórida 

Trump chegou à Flórida na manhã desta terça-feira (5) após um dia intenso de comícios em três estados-pêndulo na segunda-feira (4), último dia de campanha.

Durante um dos eventos na Pensilvânia, o ex-presidente se comparou a figuras históricas como Abraham Lincoln, George Washington e Winston Churchill.  

As ações da Trump Media & Technology Group (DJT), empresa proprietária da rede social Truth Social, registraram uma alta de 16% nesta segunda-feira (4), último dia antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos.  

Após sua votação, Trump conversou com a imprensa e expressou sua confiança em uma vitória eleitoral, destacando que esta foi sua melhor campanha até o momento.  

“Estou bastante confiante. A gente está muito à frente na contagem, e os republicanos estão indo às urnas em massa”, declarou. 

Preocupações com a abstenção de votantes 

Assessores de Trump expressaram preocupação em relação à abstenção de eleitores, ressaltando a necessidade de mobilizar aqueles que apoiam o ex-presidente.  

“Sentimos que estamos em uma posição onde, se as pessoas que achamos que vão votar no presidente Trump realmente comparecerem, ele deve vencer. Está muito perto”, disse um funcionário da campanha à CNN. 

Trump e imigrantes 

Durante a entrevista, Trump abordou suas principais preocupações, ressaltando a imigração como o maior problema do país.  

“A inflação é uma grande questão, mas a principal é a imigração. Tem 13 mil assassinos andando livremente pelo país. Temos traficantes, terroristas, muita gente que não deveria estar aqui”, afirmou.  

Além disso, o ex-presidente criticou a lentidão no cálculo dos resultados eleitorais, comparando o processo com a rapidez da apuração na eleição francesa. 

Kamala Harris e vota antecipadamente  

A vice-presidente Kamala Harris, que já havia votado antecipadamente, enviou sua cédula pelo correio para a Califórnia, onde está registrado.  

Em um vídeo postado em suas redes sociais, ela enfatizou sua confiança no sistema eleitoral e a importância do voto, tanto no dia da eleição quanto durante o período de votação antecipada. 

Sair da versão mobile