fbpx

Parceria r7.com

Quem é quem em um fundo de investimento? Eles são comparáveis a condomínios: uma reunião de pessoas que dividem espaços e objetivos em comum. Assim como essas propriedades residenciais têm seus personagens, como síndicos, esses produtos financeiros têm gestores, administradores, custodiantes e distribuidores. 

Nessa SpaceDica, você vai entender o papel de cada um deles e como cada um cuida do sua aplicação em fundos. 

1. Gestor

O gestor de um fundo, também chamado de asset manager, é quem vasculha o mercado por boas oportunidades de investimento, de acordo com os objetivos do produto. A partir de análises macro e microeconômicas, ele garante uma carteira balanceada. 

Quer saber qual o melhor fundo de investimento para você? Fale com um especialista SpaceMoney

Dependendo do tipo de fundo de investimento, o gestor pode ser passivo ou ativo. Na primeiro tipo, esse profissional apenas compra ativos presentes em um índice de referência do produto — como o Ibovespa, por exemplo. Já na gestão ativa, as escolhas do gestor são mais livres e não há obrigação de seguir um referencial. 

2. Administrador

Essa é a instituição que aprova o regulamento do fundo de investimento. Isso significa que as políticas de investimento, objetivo e outras características do produto passam pelo crivo dessa pessoa jurídica. 

Além disso, é ao administrador a quem os cotistas recorrem em caso de reclamações ou esclarecimentos. O contato periódico com atualizações sobre o fundo, como o envio de informativos, também é função dessa entidade.

O administrador também é responsável pela contratação de um auditor independente e registrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), para que ele verifique anualmente as demonstrações contábeis do investimento. 

3. Custodiante

Quando você investe em um fundo, não compra diretamente o ativo no qual ele aplica, certo? Dessa forma, o custodiante é quem detém os objetos no qual aplicamos. Isso significa que é ele quem envia informações para gestores e administradores.

Esse personagem faz a ponte entre investidores e a central depositária 一 onde são registrados ativos. Por exemplo, a central depositária das ações brasileiras é a B3, nossa bolsa.  

4. Distribuidor

Já o distribuidor é a instituição responsável por levar o fundo até o investidor. Isto é, corretoras, bancos ou até mesmo o próprio administrador. 

Isso significa apresentar o produto e vender cotas. Esse processo inclui traçar o perfil de risco dos investidores, para garantir que o fundo está de acordo com ele. Além disso, está sob responsabilidade do distribuidor manter as informações dos clientes atualizadas, bem como verificar informações pessoais de novos cotistas.


Publicidade


  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • © 2020 – SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. Todos os Direitos Reservados.
    A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.