Notícias que impactam suas ações e investimentos!

Sabesp assina contrato para serviço pleno de água e esgoto com Guarulhos

Investing.com – A Sabesp (SA:SBSP3) assinou na segunda-feira um acordo com o governo do estado e o município de Guarulhos (SP) para levar serviço pleno de água e esgoto para a segunda maior cidade do estado e uma das maiores poluidoras do rio Tietê.

As negociações com a cidade acontecem desde 2017, mas ainda dependem de um aval do Ministério Público que acompanha os problemas de saneamento em Guarulhos. Ontem, o governador João Doria Jr. (PSDB) também falou do aumento da capitalização da Sabesp (SA:SBSP3), não descartando a privatização, caso mude a legislação federal.

Por volta das 11h50, as ações da companhia recuavam 1,04% a R$ 48,57.

A prefeitura da cidade da Grande São Paulo diz estimar que hoje apenas 10% do esgoto gerado na cidade seja tratado. Agora, o objetivo é aumentar esse índice para ao menos 32% de todo o esgoto da cidade até o fim de 2020 (e 40% do esgoto coletado). Na região, as cidades em que a Sabesp (SA:SBSP3) opera há, em média, 87% de coleta e 68% de tratamento de esgoto.

Gestões anteriores na Prefeitura de Guarulhos, assim como outras cidades no ABC, questionavam a tarifa cobrada pela Sabesp (SA:SBSP3), alegando falta de transparência nos cálculos. No entanto, a cidade era ainda pressionada pelo Ministério Público, que exigia o aumento do tratamento de esgoto.

Já no ano passado, a Sabesp (SA:SBSP3) assumiu a gestão da distribuição da água, época em que o município enfrentava um forte rodízio de água e uma dívida de mais de R$ 3,2 bilhões, fruto de atraso no pagamento da venda de água a atacado que o município comprou ao longo de anos da empresa.

Parceria

Receba notícias diretamente em seu celular ou tablet. Inscreva-se agora!