Premiação

Às vésperas da Bola de Ouro, Vini Jr. tem grande atuação e mostra força na corrida pelo prêmio

Vini Jr. brilha pelo Real Madrid e se consolida como favorito à Bola de Ouro 2024. Rodri, Bellingham e Lautaro também disputam o prêmio

Bola de Ouro
Brasileiro se destaca como favorito à premiação, com Rodri como principal concorrente. Cerimônia acontecerá em Paris no dia 28 de outubro | Pixabay

É inegável que Vini Jr. vem sendo um dos melhores jogadores do futebol europeu há algum tempo. E na última partida do Real Madrid pela Liga dos Campeões, o brasileiro voltou a demonstrar seu valor anotando um hat-trick contra o Borussia Dortmund. A atuação reforça seu favoritismo à Bola de Ouro e, aliás, muitos torcedores já estão utilizando as plataformas legalizadas no Brasil para apostar no atacante.

A cerimônia da Bola de Ouro acontecerá no dia 28 de outubro, em Paris. Vini Jr. é um dos grandes favoritos, assim como Rodri e, um pouco atrás, Jude Bellingham e Lautaro Martínez.

Embora sua recente atuação contra o Borussia Dortmund não seja levada em conta para a premiação da temporada 2023/24, ela certamente reforça sua posição como protagonista no futebol europeu.

Há pelo menos três temporadas, Vini Jr. tem sido decisivo para as principais conquistas do Real Madrid. Nos últimos dois títulos da Liga dos Campeões pelos merengues, o brasileiro foi peça fundamental, marcando um gol em ambas as finais.

Disputa pela Bola de Ouro

Na premiação de 2024, Vini Jr. é apontado como o principal favorito a ficar com a Bola de Ouro. O jogador com mais chances de roubar a festa do brasileiro, a princípio, é o espanhol Rodri.

O volante, afinal, também foi importante na campanha vitoriosa do Manchester City na Premier League, principal competição nacional do mundo.

Além disso, ele foi peça-chave para Luis de La Fuente armar a seleção campeã da Eurocopa. Titular e com atuações de destaque em duas conquistas de peso, Rodri também

está muito bem cotado na disputa pela Bola de Ouro.

Assim como a dupla, Jude Bellingham e Lautaro Martínez sonham com a premiação, embora estejam um pouco atrás na corrida.

O inglês também teve boas atuações pelo Real Madrid na temporada e foi importante na campanha da Inglaterra que terminou com o vice-campeonato da Eurocopa.

Já Lautaro Martínez destacou-se no título da Inter de Milão na Série A italiana e anotou o gol do título argentino na Copa América. Ambas as competições, no entanto, têm um peso menor do que outras em que os demais favoritos se destacaram.

Votação

Uma das grandes dúvidas sobre a Bola de Ouro é sobre como funciona a votação. Bem, um jornalista de cada um dos 100 países mais bem ranqueados na Fifa escolhe 10 jogadores, posicionando-os do primeiro lugar ao décimo.

Dessa forma, eles recebem 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, respectivamente. No fim, aquele que obtiver a maior pontuação fica com o troféu.

Apesar de quatro jogadores serem os grandes favoritos, 30 nomes foram indicados ao prêmio. Será que Vini Jr. voltará a trazer a taça para o Brasil após 17 anos ou teremos alguma surpresa?

Veja os finalistas à Bola de Ouro

Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid)

Hakan Çalhanoğlu (Turquia, Inter)

Dani Carvajal (Espanha, Real Madrid)

Rúben Dias (Portugal, Manchester City)

Artem Dovbyk (Ucrânia, Dnipro/Girona/Roma)

Phil Foden (Inglaterra, Manchester City)

Alejandro Grimaldo (Espanha, Bayer Leverkusen)

Erling Haaland (Noruega, Manchester City)

Mats Hummels (Alemanha, Borussia Dortmund)

Harry Kane (Inglaterra, Bayern München)

Toni Kroos (Alemanha, Real Madrid)

Ademola Lookman (Nigéria, Atalanta)

Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)

Lautaro Martínez (Argentina, Inter de Milão)

Kylian Mbappé (França, Paris Saint-Germain/Real Madrid)

Martin Ødegaard (Noruega, Arsenal)

Dani Olmo (Espanha, Leipzig/Barcelona)

Cole Palmer (Inglaterra, Manchester City/Chelsea)

Declan Rice (Inglaterra, Arsenal)

Rodri (Espanha, Manchester City)

Antonio Rüdiger (Alemanha, Real Madrid)

Bukayo Saka (Inglaterra, Arsenal)

William Saliba (França, Arsenal) Arsenal)

Federico Valverde (Uruguai, Real Madrid)

Vinícius Júnior (Brasil, Real Madrid)

Vitinha (Portugal, Paris Saint-Germain)

Nico Williams (Espanha, Athletic Club)

Florian Wirtz (Alemanha, Bayer Leverkusen)

Granit Xhaka (Suíça, Bayer Leverkusen)

Lamine Yamal (Espanha, Barcelona)

Sair da versão mobile