SpacePost

Jogar na loteria é um bom investimento?

Provavelmente nenhum outro fenômeno social apresenta um desafio maior ao modelo do homo economicus – e melhores exemplos da complicada relação que nós, humanos, temos com o dinheiro – do que as loterias. 

No ano passado, segundo dados da Caixa Econômica Federal, os brasileiros gastaram cerca de R$23,2 bilhões do seu suado dinheiro em bilhetes de loterias, embora a chance de vitória de cada apostador seja ínfima.

No entanto, no final do dia, alguém tem que vencer. Certo? E é tão bom imaginar, mesmo que apenas por alguns minutos, como seria realmente ganhar o prêmio principal. Parar de trabalhar? Viajar pelo mundo? Comprar um time de futebol? São inúmeras ideias que surgem em nossa mente. 

Ainda assim, a maioria das pessoas que compram bilhetes de loteria não está tendo um debate existencial sobre o funcionamento do modelo econômico. Em vez disso, estão comprando uma pequena dose de esperança que se assemelha a um ótimo investimento. 

Loterias e investimentos

À primeira vista, esses dois conceitos parecem estar em polos opostos do espectro financeiro. 

Enquanto as loterias evocam imagens de sorte, azar e prêmios milionários, os investimentos são geralmente associados a estratégias, planejamento e crescimento patrimonial. No entanto, há um paralelo inesperado entre esses dois mundos aparentemente díspares. Ambos os empreendimentos têm características em comum: o risco e o retorno. 

Nas loterias, o risco é evidente. A probabilidade de ganhar um prêmio substancial é, geralmente, extremamente baixa, e a maioria dos jogadores enfrenta uma chance desfavorável – as suas probabilidades ao apostar na Mega Million online, por exemplo, são de 1 em 302,6 milhões para ganhar o prêmio principal. 

Da mesma forma, em investimentos, o risco está presente. Os valores de mercado podem flutuar, os retornos não são garantidos e o sucesso nem sempre é iminente.

Quem não arrisca não petisca

No entanto, o que torna esse paralelo mais intrigante é que, embora os retornos nas loterias sejam altamente improváveis, o valor potencial de um prêmio substancial é o que atrai muitos participantes – ao visitar o website oficial da LottoPark Brasil (plataforma licenciada que vende bilhetes de loterias online) é possível se deparar com os valores dos prêmios ao redor do globo. 

Assim como alguém compra um bilhete de loteria com a esperança de um prêmio multimilionário, os investidores alocam recursos em ações, títulos, imóveis e outros ativos com a esperança de um retorno significativo.

É verdade que, nos investimentos, o risco é geralmente mais calculado e fundamentado em análises de mercado, enquanto nas loterias, o resultado é puramente baseado na sorte. 

No entanto, a ideia de que vale a pena arriscar uma quantia relativamente pequena por um potencial prêmio substancial é uma semelhança notável. O segredo está em como abordamos o risco. Tanto nas loterias quanto nos investimentos, é essencial ter uma estratégia sólida. 

Apesar de perder, comprar um bilhete foi uma boa ideia

Deixemos de lado, por enquanto, a ideia de que as loterias são um método antiquado para aumentar as receitas do governo, do ponto de vista das finanças pessoais, para a maioria dos especialistas, não há problema em comprar um bilhete de loteria.

É verdade que suas chances de ganhar são quase nulas. Contudo, suas chances de ganhar sem um bilhete são absolutamente nulas. E o salto do nada absolutamente para quase nada é gigantesco. 

Fantasiar que você largaria o emprego se ganhasse, ou pararia de fumar, ou faria uma viagem ao redor do mundo, como apontamos antes, é algo positivo. Explorar concretamente os próprios pensamentos e sentimentos pessoais promove o bem-estar.

Toda essa imaginação pode colocá-lo no caminho de uma mudança positiva sem, afinal, ganhar na loteria. Nesse sentido, comprar um bilhete de loteria é uma forma muito barata de autoterapia e um possível investimento de alto risco. 

Então, você deveria parar de apostar na loteria?

Se você joga na loteria centenas de reais toda semana na esperança de um dia acertar os números, é provável que as loterias tragam um péssimo retorno para o seu investimento. 

Para ver um real retorno desse dinheiro, coloque-o em um investimento de renda fixa com uma taxa de juros decente e observe o seu dinheiro se acumular ao longo das décadas até ficar semelhante ao valor de um prêmio da loteria. 

Não há mal nenhum em jogar na loteria ocasionalmente apenas por diversão e pela emoção momentânea de imaginar seu novo estilo de vida milionário gastando pouco, apenas se certifique de não ver isso como um excelente 'investimento' ou como uma forma viável de ficar rico, pois você só ficará desapontado.

Assim como muitos investidores adotam uma abordagem equilibrada em seu portfólio, os entusiastas de loterias podem tirar proveito desse paralelo (bilhetes de loteria ou títulos de investimento), lembrando-se de que, ocasionalmente, o risco vale a pena, desde que seja gerenciado de maneira responsável e consciente.

Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.

Sair da versão mobile