terça, 23 de abril de 2024
pcar4 e radl3

Stix Fidelidade, criada pelo Pão de Açúcar e a Raia Drogasil, deve ser bem recebida pelo mercado

28 novembro 2019 - 16h04Por Eduardo Guimaraes
Ontem o Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) e Raia Drogasil (RADL3) anunciaram uma parceria para criação de uma joint venture entre as duas empresas para gerir programas de fidelidade, a Stix Fidelidade. A joint venture é resultado de mais de um ano de negociações entre as duas empresas e terá participação de 66,6% do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e 33,3% da Raia Drogasil. Pelo modelo, os clientes das duas empresas possuirão uma conta única no aplicativo e vão somar pontos quando fizerem compras nas redes. Os pontos acumulados poderão ser trocados por descontos ou por produtos estipulados. O Itaú Unibanco será parceiro da companhia recém-criada. Os pontos acumulados em seus cartões de crédito poderão ser utilizados na conta do programa. A Stix não difere dos outros programas de fidelidade que existem no Brasil, que consistem em basicamente acumular pontos e trocar por produtos e/ou descontos. A área de atuação, entretanto é novidade, já que a maioria dos programas atuais servem para a troca de passagens áreas, enquanto esse será focado no varejo. A ideia da joint venture é criar um programa de troca de pontos simples e de fácil acesso que atenda os clientes das duas empresas e possibilite a geração de tráfego e de compras. A ideia é oferecer a possibilidade de outras redes aderirem ao programa, porém sem ter participação no capital. A criação do programa deve ser bem recebida pelo mercado, já que o atual modelo em que as empresas dão desconto de forma generalizada e sem critério é caro e parece ser insustentável no longo prazo.