Stix Fidelidade, criada pelo Pão de Açúcar e a Raia Drogasil, deve ser bem recebida pelo mercado
28 novembro 2019 - 16h04Por Eduardo Guimaraes
Ontem o Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) e Raia Drogasil (RADL3) anunciaram uma parceria para criação de uma joint venture entre as duas empresas para gerir programas de fidelidade, a Stix Fidelidade.A joint venture é resultado de mais de um ano de negociações entre as duas empresas e terá participação de 66,6% do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e 33,3% da Raia Drogasil.Pelo modelo, os clientes das duas empresas possuirão uma conta única no aplicativo e vão somar pontos quando fizerem compras nas redes. Os pontos acumulados poderão ser trocados por descontos ou por produtos estipulados.O Itaú Unibanco será parceiro da companhia recém-criada. Os pontos acumulados em seus cartões de crédito poderão ser utilizados na conta do programa.A Stix não difere dos outros programas de fidelidade que existem no Brasil, que consistem em basicamente acumular pontos e trocar por produtos e/ou descontos. A área de atuação, entretanto é novidade, já que a maioria dos programas atuais servem para a troca de passagens áreas, enquanto esse será focado no varejo.A ideia da joint venture é criar um programa de troca de pontos simples e de fácil acesso que atenda os clientes das duas empresas e possibilite a geração de tráfego e de compras.A ideia é oferecer a possibilidade de outras redes aderirem ao programa, porém sem ter participação no capital. A criação do programa deve ser bem recebida pelo mercado, já que o atual modelo em que as empresas dão desconto de forma generalizada e sem critério é caro e parece ser insustentável no longo prazo.