Acompanhar quais músicas e artistas não saem do fone de ouvido passou a ser uma prática muito procurada por ouvintes de streaming. No Spotify, uma das plataformas de streaming de música mais populares do mundo, esse processo tem se facilitado cada vez mais.
Além da famosa “Spotify Wrapped”, a retrospectiva do streaming muito aguardada anualmente, existem outras ferramentas interessantes para quem deseja ver com mais detalhes suas músicas e artistas mais ouvidos ao longo do tempo.
Dentro da própria plataforma existe a “Máquina do Tempo”, que reúne as faixas e artistas mais executados em sua conta. Confira a seguir como acessar esse recurso.
Como acessar a ‘Máquina do Tempo’ do Spotify?
Lançada há pouco mais de um ano, a “Máquina do Tempo” do Spotify, disponível nos aplicativos para Android e iOS, oferece insights sobre o uso da plataforma, similar ao Wrapped.
Os usuários podem visualizar o tempo gasto ouvindo suas faixas, artistas e músicas mais tocadas, comparar sua média de minutos com o restante do país, tudo organizado mensalmente.
Veja passo a passo para conferir:
Passo 1:
Na tela inicial do aplicativo, clique no círculo em que contém sua foto ou iniciais do seu nome como logo.
Passo 2:
Selecione a opção “Máquina do Tempo”, a terceira a aparecer entre as 5.
Passo 3:
Em seguida, selecione a aba que deseja consultar: “Tempo ouvindo”, “Artista mais ouvido” ou “Música mais ouvida”.
Spotify For Stats e outras ferramentas
Para além do Spotify Wrapped e Máquina do Tempo, existem outros serviços para obter estatísticas em tempo real.
Ferramentas como Stats for Spotify, MyTopSpotify, Receiptify e Musicalyst permitem que os usuários acompanhem suas músicas mais ouvidas, artistas favoritos e gêneros prediletos com facilidade.
Stats for Spotify, por exemplo, proporciona um detalhado relatório das músicas mais tocadas, com a opção de comparar essas estatísticas ao longo do tempo, seja mensal, semestral ou anual.
A plataforma oferece também uma visualização dos artistas e gêneros mais consumidos, além de uma experiência interativa para explorar os dados de maneira personalizada.
Já a ferramenta Musicalyst oferece algo semelhante, mas com foco no compartilhamento de estatísticas entre os usuários.
Ao se conectar com amigos, os usuários podem comparar seus hábitos de escuta e ver o que está em alta no universo musical.
Enquanto o MyTopSpotify é outra plataforma útil, permitindo que você veja suas faixas mais ouvidas dos últimos quatro ou seis meses, além de artistas em alta no seu perfil.