Notícias que impactam suas ações e investimentos!

6 séries e filmes para você entender tudo do mercado financeiro!

SpaceCast - Ouça esta matéria clicando abaixo:

Por Laís Martins

Durante o fim de semana, os mercados mundiais param suas atividades. Assim como as bolsas, você pode utilizar o sábado e o domingo para se preparar para novas operações. Pensando nisso, a SpaceMoney separou uma dica especial para que você aprenda como investir de uma forma prazerosa: assistindo à séries e filmes sobre o mercado financeiro.

Não, você não leu errado. Utilizar conteúdo audiovisual pode ser muito eficiente para o aprendizado, porque, segundo a professora doutora do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Heloisa Lins, filmes e séries estimulam dois sentidos (visão e audição) do corpo humano e, quanto mais sentidos acionados no processo do conhecimento, melhor será o resultado.

Em entrevista ao UOL Educação, Lins ainda afirma que estudos e pesquisas dentro do campo da aprendizagem têm mostrado que a forma de se aprender é bastante variável “e que, por isso, disponibilizar situações multissensoriais ajudam o sujeito a processar e fixar melhor as informações”.

Gostou da ideia? Então veja abaixo algumas séries e filmes que podem transmitir dicas preciosas para suas decisões de investimentos – ou que, ao contrário, mostram o que você NÃO deve fazer com seu dinheiro.

Filme: A Grande Aposta

Michael Burry, aqui interpretado por Christian Bale, é um empresário que vive em Nova York em 2008, o ano da maior crise imobiliária do mercado norte-americano. Ele decide investir no fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve.

Além do protagonista, o filme mostra o corretor Jared Vennett, vivido por Ryan Gosling, que descobre essa oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes; e apresenta também Mark Baum (Steve Carell), dono de uma corretora, e dois calouros na bolsa que apostam na crise imobiliária com a ajuda de Ben Rickert (Brad Pitt).

Onde assistir?

Atualmente, o filme está disponível na Netflix e no Telecine Play.

O que posso aprender?

O filme serve para que o investidor perceba que nem sempre é bom se animar com o mercado crescendo constantemente; e que deve estudar todas as possibilidades para se atentar à possíveis mudanças.

Além disso, o roteiro é bastante descontraído, explicando expressões do mercado financeiro de uma forma fácil e divertida.

 

Série: Me Poupe! O Reality

Esse é o primeiro reality show de finanças do Brasil no YouTube, e também será o primeiro que migrará para a TV aberta, em outubro.

Criado, apresentado e produzido pela jornalista Nathalia Arcuri, o programa seleciona pessoas endividadas, por meio de inscrições, e as ajuda a pagar essas dívidas, começar a investir e atingir a independência financeira.

Onde assistir?

As duas temporadas estão disponíveis no canal Me Poupe! do YouTube. A partir de outubro, a terceira temporada será transmitida na Band.

O que posso aprender?

Se você possui dívidas, com certeza encontrará dicas úteis para quitá-las. Se você está começando a investir, anote as dicas que o programa passa e comece a aplicá-las.

 

Série: Billions

A série conta a vida de Bobby Axelrod (Damian Lewis), um gestor de investimentos bilionário, que consegue altos rendimentos por meio de informações privilegiadas e outros delitos, como extorsões e chantagens. Porém, o império de Bobby passa a correr risco quando ele passa a ser investigado pelo procurador geral da república dos EUA, Charles Rhode, vivido por Paul Giamatti.

Onde assistir?

Atualmente, a série está na Netflix.

O que posso aprender?

O protagonista da série nasceu em uma família pobre e se tornou um influente gestor em Wall Street. Mas não esqueça: usufruir de informações privilegiadas para lucro é crime e traz consequências graves.

Entretanto, a série mostra o dia a dia do mercado financeiro e ajuda a entender movimentações e jargões desse universo.

 

Filme: Equity

Com produção financiada por 25 investidoras de Wall Street, a trama mostra o dia a dia de Naomi Bishop (Anna Gunn), uma banqueira sênior de investimentos que lida com IPOs (sigla em inglês para abertura de capital na bolsa de valores). Um IPO sob sua responsabilidade dá errado e Bishop perde a confiança de alguns investidores.

No caminho para se tornar CEO global da firma, ela lida com as consequências do fracasso enquanto prepara outra venda com a ajuda da colega Erin Manning, vivida por Sarah Megan Thomas.

Onde assistir?

Atualmente, o filme está disponível na Netflix.

O que posso aprender?

O filme mostra a realidade do mercado financeiro para as mulheres. Se você é uma investidora iniciante, o filme ajuda a não se sentir intimidada e encoraja a persistir nessa jornada prazerosa e assustadora das finanças.

 

Documentário: Banco ou bitcoin

Para quem está tentando entender melhor como funcionam as moedas virtuais, esse documentário é aula que você precisa.

Ele aborda desde a criação do bitcoin até sua evolução para ser o que é hoje. Usa entrevistas com especialistas e entusiastas dos bitcoins e mostra a tecnologia por trás das negociações.

Onde assistir?

Atualmente, o documentário está na Netflix.

O que posso aprender?

Como dito na descrição, o documentário é uma espécie de aula. Se você é um comprador de criptomoedas ou que começar a comprá-las, você deve assistir a esse filme.

 

Série: Silicon Valley

Já pensou que seria possível aprender sobre investimentos com uma série de comédia? É exatamente isso que a Silicon Valley propõem.

Ambientada no Vale do Silício, região da Califórnia fértil em inovações tecnológicas e científicas, a série mostra um grupo de desenvolvedores que cria um software inovador com o objetivo de impressionar um bilionário excêntrico do ramo tecnológico.

Onde assistir?

A série está disponível no HBO Go.

O que posso aprender?

A comédia mostrar o dia a dia das startups de internet e do mundo surreal dos investidores e bilionários hipsters. Com ela você é apresentado, de forma satírica, a uma realidade quase inimaginável e consegue entender melhor o universo dos algoritmos e negócios.

Parceria

Receba notícias diretamente em seu celular ou tablet. Inscreva-se agora!